Espeleologia (Espeleólogo)

Espeleologia (Espeleólogo)

A Espeleologia é a ciência que estuda as cavernas e grutas, entre outros fenómenos cársticos, como dolinas, vales cegos, rios subterrâneos, entre outros. É uma disciplina interdisciplinar que utiliza princípios de Geologia, Biologia, Climatologia, Arqueologia e Hidrologia para compreender como as cavidades naturais se formam e quais as suas características.

Os espeleólogos são os cientistas especialistas em Espeleologia. São eles que estudam tanto as cavernas naturais quanto as artificiais, incluindo minas, túneis e galerias. Mais do que estudar a estrutura e a formação das cavidades naturais, o espeleógo preocupa-se com a preservação e conservação destes ambientes e dos seus ecossistemas.

És curioso, aventureiro e adoras um bom desafio? Então a profissão de espeleólogo pode ser aquela que tanto procuras.

Continua connosco e descobre o que é Espeleologia, o que faz um espeleólogo, as tarefas que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais possíveis, assim como dicas úteis para entrares nesta carreira.

Vamos?

O que é Espeleologia?

Espeleologia é a ciência que estuda as cavidades naturais, como grutas e cavernas, assim como outros fenómenos cársticos, como dolinas, cones cársticos, vales secos e cegos, rios subterrâneos, lapiás, entre outros.

Esta ciência tenta entender a formação e constituição das cavidades naturais e dos fenómenos cársticos, assim como as características físicas destes fenómenos e as diferentes formas de vida existentes nestes espaços, ou seja, os seus ecossistemas. Para um total entendimento da Espeleologia, são necessários conhecimentos em outras áreas complementares, como a Climatologia, a Geografia, a Hidrologia, a Geologia, a Arqueologia, a Química e a Biologia (mais especificamente a Bioespeleologia).

Um dos aspetos centrais desta ciência é o estudo de como se deu a evolução das grutas, cavernas e outras cavidades naturais e fenómenos cársticos, assim como de todo o meio envolvente.

Outro aspeto a ter em conta é a utilização sustentável dos recursos das cavidades naturais e dos seus ecossistemas. Afinal de contas, os espeleólogos (cientistas que se dedicam à Espeleologia) são verdadeiros amantes da natureza e seu objetivo primordial é a sua conservação e preservação.

O que faz um Espeleólogo?

O espeleólogo é o responsável por explorar, mapear e estudar as cavidades naturais, como cavernas e grutas, por exemplo, assim como dos seus ecossistemas. Muitas vezes, este profissional tem de usar técnicas de escalada, rapel e natação para chegar às áreas que pretende estudar, pois as cavidades naturais podem encontrar-se em locais de muito difícil acesso. Para tal, ele usa equipamentos como cordas, capacetes e lanternas, por exemplo.

Para fazer um estudo fidedigno, o espeleólogo faz a recolha de diversas amostras de rochas, água, assim como de outros elementos naturais e, por vezes, de organismos vivos para fazer uma análise. Além disso, este cientista estuda a geomorfologia, hidrologia e estratigrafia das cavidades.

Quando se encontram fósseis e/ou artefactos arqueológicos, os espeleólogos têm de chamar uma equipa de arqueólogos para que estes façam a recolha correta das peças para futura análise em laboratório.

É fundamental que estes cientistas tenham conhecimentos de escalada, rapel, mas também conhecimentos de segurança em cavidades naturais, pois existe sempre um risco associado a esta atividade. Estas atividades requerem também um bom condicionamento físico pois, além do grande esforço que é preciso para realizá-las, os ambientes são, muitas vezes, desfavoráveis.

Quais as suas funções?

O espeleólogo tem como principal função estudar as cavidades naturais do nosso planeta. Para tal, ele tem diversas tarefas no seu dia a dia, entre as quais podemos destacar, por exemplo:

  • Explorar e mapear cavernas
  • Recolher amostras de rochas, água e organismos vivos para análise e documentação
  • Estudar a estratigrafia, geomorfologia e hidrologia das cavernas
  • Identificar e estudar fósseis e artefactos arqueológicos
  • Conservar e gerir cavidades naturais e os seus ecossistemas
  • Educar e sensibilizar a população em geral para a importância das cavidades naturais e dos seus ecossistemas

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal não existem espeleólogos profissionais, ou seja, se quiseres atuar em espeleologia no país terás de fazê-lo como um passatempo. No entanto, existem algumas oportunidades para participares de estudos que estão relacionados com o impacto ambiental, por exemplo.

No Brasil, esta ainda não é uma profissão regulamentada, mas a Sociedade Brasileira de Espeleologia está a trabalhar no sentido da regulamentação da mesma, tendo em conta os grandes benefícios desta ciência para o estudo das cavidades naturais.

Com uma formação superior em Biologia, Geologia, Ecologia, ou áreas similares, podes conseguir um emprego que te aproxime mais desta ciência em locais como, por exemplo:

  • Parques nacionais
  • Reservas florestais
  • Institutos de pesquisa científica
  • Departamentos de Geologia e Biologia (Universidade)
  • Empresas de turismo de aventura (se tiveres cursos de acesso por corda e rapel, por exemplo)
  • Empresas de mineração
  • Departamentos de Conservação do Meio Ambiente
  • Agências de proteção ambiental

Como entrar na carreira de Espeleologia?

Em Portugal não existem espeleólogos profissionais. Como tal, não precisas ter um curso específico para realizares trabalhos em Espeleologia. No Brasil já existem cursos específicos de Espeleologia.

Ter um curso universitário em Geologia, Biologia, Ecologia, ou outra área relacionada, vai abrir-te portas no mercado de trabalho, principalmente quando se trata de pesquisas científicas.

Além disso, é importante ter experiência prévia em escalada e desportos de aventura, bem como conhecimentos básicos de primeiros socorros e segurança em cavernas.

Em Portugal existem várias associações de Espeleologia, como a Federação Portuguesa de Espeleologia, que oferecem cursos de formação e treinamento para aqueles interessados em entrar na carreira. No Brasil, existe a Associação Brasileira de Espeleologia (ABE) que também oferece cursos e treinamentos para os interessados.

Onde estudar Espeleologia?

Como dissemos, não existe uma formação superior específica em Espeleologia. No entanto, é importante ter uma formação técnica para teres conhecimentos claros de como atuar na exploração das cavidades naturais.

Nesse sentido, deixamos-te aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se a área da Espeleologia te atrai e queres trabalhar como espeleólogo, então procura uma formação específica e, se possível, faz uma formação superior em Geologia, Biologia, ou uma área similar, pois vai permitir-te trabalhar de perto com as cavidades naturais. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo que desejas. Sucesso!

inderi adsense aqui

Ofertas de emprego Espeleologia (Espeleólogo)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top