O Podologista é o profissional que cuida dos nossos pés. Além de fazer o diagnóstico e o tratamento de problemas de saúde, também ajuda na prevenção de doenças. Mas continua a leitura para saberes tudo sobre a profissão…
Os pés são essenciais no nosso quotidiano, acompanhando as nossas caminhadas, esforços e batalhas. Mas, muitas vezes, são pouco cuidados pelas pessoas.
Assim, entra em jogo o Podologista ou Podólogo. Este é o profissional que se dedica a cuidar do bem-estar destes membros tão fundamentais do nosso corpo. Trata-se não apenas de uma questão de saúde, mas também de estética.
Até há um Dia do Podologista que se celebra a 8 de julho e que assinala a importância destes profissionais.
Mas continua a ler para entender tudo sobre esta área…
Quanto ganha um Podologista
Não há uma resposta clara e única a esta pergunta, pois estes profissionais podem trabalhar em vários setores e de muitas maneiras.
Os Podologistas que trabalham por conta própria, num gabinete próprio, podem obter rendimentos mais interessantes. Mas desde que tenham uma clientela fiel e um nome no mercado.
Aqueles que exercem por conta de outros, terão que sujeitar-se a rendimentos menores, mas que têm a vantagem de serem sempre certos.
Independentemente dos ganhos, o que interessa é ter gosto pela profissão.
O que é a Podologia
A podologia é uma ciência que se dedica ao estudo e diagnóstico de doenças e problemas dos pés, bem como ao seu tratamento.
Trata-se de uma especialidade que abrange tanto as áreas da saúde como da estética. Contudo, não podemos dizer que o Podologista é um médico, uma vez que não é reconhecido como tal pela Ordem dos Médicos.
Porém, é considerado um técnico de saúde.
Qual é a diferença entre Podologista e Pedicure
As duas especialidades estão focadas nos pés e na sua saúde, mas há diferenças que vamos abordar já de seguida…
Na Pedicure, o foco é mais na estética e na beleza, com tarefas relacionadas com a aparência dos pés, como cuidar do esmalte das unhas e a retirada de cutículas.
Já o Podologista trata mais da saúde e dos problemas dos pés, como, por exemplo, de calos, unhas encravadas e frieiras.
Em termos de formação, a pedicure não precisa de formação universitária, enquanto os podologistas têm de fazer cursos técnicos ou superiores.
O que faz um Podologista
O Podologista cuida daqueles problemas que não podem ser resolvidos numa simples visita à pedicure.
Estamos a falar de situações como as já referidas unhas encravadas, um problema muito comum, mas também com infecções e doenças de pele.
Além de tratar os problemas que levam os pacientes ao seu consultório, este especialista também faz recomendações sobre os cuidados que se devem ter para manter os pés saudáveis.
Pode ensinar, por exemplo, qual é a melhor forma de cortar as unhas. Mas ainda recomendar cremes e pomadas para manter os pés saudáveis.
Quais as suas funções
As funções dos Podologistas estão diretamente relacionadas com as causas que levam as pessoas a procurá-los.
Assim, podem ter de efetuar os seguintes procedimentos:
- Tratar calos e rachaduras nos calcanhares
- Resolver problemas de unhas encravadas e unhas grossas
- Fazer o tratamento de verrugas
- Lidar com problemas provocados pela diabetes
- Atender a problemas de apoio dos pés (como, por exemplo, pé plano e pé cavo)
- Cuidar de deformações dos dedos
- Tratar micoses na pele e/ou unhas
- Diligenciar soluções para dismetrias (diferentes tamanhos dos membros)
- Tratar infeções, inflamações e tumores (como, por exemplo, neuromas ou nevrites)
- Fazer palmilhas personalizadas
- Limpar e cortar as unhas
- Hidratar e massajar os pés.
Saídas no Mercado de Trabalho
A área da beleza e do bem-estar está em alta no mercado de trabalho, pois as pessoas preocupam-se, cada vez mais, com estes aspetos.
Assim, pode haver boas oportunidades de emprego como Podologista. Há trabalho em clínicas, hospitais, hotéis, academias de ginástica, institutos e salões de beleza e SPAs, entre outros locais.
Mas estes profissionais também podem trabalhar de forma autónoma, em espaços próprios.
Costumam ser mais procurados por idosos, mas também por atletas com dificuldades devidas às suas práticas desportivas.
Como entrar na carreira de Podologista
Para trabalhar nesta área é preciso ter formação, embora não tenha de ser universitária.
Há vários cursos técnicos e profissionais que habilitam os profissionais com as competências necessárias para a função. E este é o melhor caminho para começar a trabalhar como Podologista.
Deves procurar uma boa formação que inclua conhecimentos em anatomia, fisiologia, patologia, microbiologia e imunologia. Pois é importante que entendas os vários aspetos relacionados com o funcionamento dos pés.
Também deves aprender a fazer a manutenção e a limpeza dos equipamentos e dos espaços utilizados, bem como a esterilização dos instrumentos de trabalho.
Especializações em Podologia
Uma boa forma de aumentar as oportunidades de emprego é procurar uma especialização na área da podologia. Eis algumas das que podem ser mais interessantes:
- Desportiva – cuida dos pés de atletas e de pessoas que fazem desporto.
- Laboral – trata dos pés de trabalhadores vários e tem a ver com a postura e os hábitos das pessoas.
- Dedicada a crianças e ao seu normal desenvolvimento.
- Focada nos idosos e nos problemas do envelhecimento.
- Podólogo de pé diabético.
Onde estudar para Podologista
Há vários cursos técnicos na área da podologia, mas também várias opções de ensino universitário. A escolha dependerá muito dos teus objetivos.
Os cursos técnicos costumam durar cerca de ano e meio. Já uma Licenciatura, por exemplo, terá uma duração de cerca de três anos.
Deves investir na melhor formação que te seja possível, segundo as tuas capacidades financeiras e aquilo que queres fazer. Quanto mais qualidade tiver essa formação, mais hipóteses de emprego terás.
Se escolheres um curso profissional, investe numa especialização como as que notamos acima.
Aproveita agora para espreitar algumas opções de formação…
Portugal:
- Podologia – CESPU
- Licenciatura em Podologia – ESSCVP
- Ortoprotesia – ESTESL – Politécnico de Lisboa
Brasil:
- Graduação em Podologia – Universidade Anhembi Morumbi
- Curso técnico em Podologia – Instituto Brasileiro de Podologia
- Técnico em Podologia – SENAC
- Podologia Clínica – UNINASSAU
Agora que já sabes o que faz um Podologista, tens de refletir se é mesmo isto que queres fazer na vida. Se gostas de cuidar dos outros e tens especial habilidade para isso, encontraste o teu caminho. E só podemos desejar-te muito sucesso.
6 comentários em “Podologista”
Boa noite, curso podologia no Brasil e gostaria de saber se o diploma daqui vale para exercer a profissão ai em Portugal. e se sim, quais os documentos necessários para contratação.
Desde já obrigado.
atenciosamente, Verônica Souza.
Olá Verônica.
Agradecemos o testemunho. Temos sempre interesse em obter feedback dos nossos leitores.
Quanto à pergunta, para exercer a profissão de Podologista em Portugal, é preciso ter certificação adequada. Isso passa por um processo de reconhecimento de qualificações que implica ceder documentos sobre a formação realizada e/ou a experiência profissional.
Mas o ideal será contactar, por exemplo, a Associação Portuguesa de Podologia (APP) para obter informação mais clara sobre o que deves fazer. Podes encontrar no site da APP as informações de contacto.
Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso na tua carreira!
Boa noite!
Sou português e vivo atualmente no Brasil, gostaria de investir em Portugal, na área da saúde dos pés. Não sou podologista mas minha companheira (brasileira) é e te curso cá no Brasil. Eu poderia abrir uma clínica mesmo não sendo um profissional da área?!
Olá Giovanni.
Uma coisa é o negócio em si, outra a prestação de serviços de Podologia propriamente dita. Assim, acreditamos que o dono do negócio não terá que ter formação/certificação na área, mas precisa de ter colaboradores certificados em Podologia a prestarem os serviços aos utentes.
Contudo, o melhor será pedir informações à Associação Portuguesa de Podologia que está mais informada do que nós sobre esta questão e que pode indicar o que é preciso para que concretizes esse teu desejo.
Esperamos ter ajudado e torcemos pelo teu sucesso!
OLA QUERIA SAVER, SOU FORMADA EM CIENCIAS BIOMEDICAS E GOSTARIA DE FAZER A ESPECIALIDADE DE PODOLOGIA. COMO POSSO FACER.
Olá Nelida.
Existem instituições de ensino que providenciam especialização, ou pós-graduação, na área da Podologia. Só podemos sugerir que faça uma pesquisa para poder encontrar a melhor solução para o seu caso.
Estamos certos de que conseguirá alcançar o seu sonho.