O LinkedIn é a rede social profissional de excelência. É muito usada por pessoas que querem encontrar um novo emprego, criar uma rede de contactos profissional, ou até para encontrar membros de topo para a equipa de trabalho. Mas como fazer um bom perfil no LinkedIn? Como mostrar que sou um bom profissional?
De facto, o perfil do LinkedIn é a melhor rede social corporativa e é aquela mais reconhecida mundialmente nesse sentido. Portanto, para quem quer desenvolver um perfil profissional, apostar no LinkedIn é a solução.
Além de nos permitir mostrar o nosso trabalho e desenvolver rede de contactos profissional, também é uma excelente ferramenta para quem está à procura de novas oportunidades no mercado de trabalho.
Se estás a precisar desenvolver o teu perfil profissional e alargar horizontes na tua carreira, continua a ler este artigo para descobrires como fazer um bom perfil no LinkedIn.
Passo a Passo: Como fazer um bom perfil no LinkedIn?
Antes de mais nada, vale a pena dizer que o perfil do LinkedIn deve estar completo e com informações relevantes.
Deves olhar para o teu perfil nesta rede social como um CV público. Nesse sentido, é importante que contenha apenas informações profissionais que realmente vão ao encontro dos teus objetivos.
Agora vê todos os passos para teres um perfil no LinkedIn atraente e cativante para outros profissionais e empresas.
1 – Preenche as informações do perfil
O teu perfil deve estar todo preenchido, contendo todas as informações pedidas. Vale lembrar que o LinkedIn é uma rede social e, portanto, utiliza um mecanismo de pesquisa para nos mostrar perfis interessantes para nós.
Esta rede social, tal como o Google, tem um espaço de pesquisa. No entanto, no caso do LinkedIn, é uma barra de pesquisa para vagas e pessoas candidatas. Assim, quanto mais informações tiveres no teu perfil, maior será a probabilidade de apareceres recomendado nas pesquisas.
2 – Usa palavras-chave
Tal como o Google utiliza as palavras-chave para oferecer conteúdo interessante aos utilizadores, o LinkedIn faz uso das mesmas para encontrar oportunidades e pessoas.
Por isso, quando estiveres a preencher o teu perfil, é fundamental que penses em palavras-chave que possam ser interessantes para outros profissionais da tua área e para os empregadores.
É interessante analisar algumas ofertas de emprego na tua área profissional para saberes quais os termos que são mais usados, assim como as competências que se esperam do profissional que irá preencher essa vaga de trabalho.
Além de ganhares pontos ao incluíres essas palavras no teu perfil (pois é mais provável que surjas nas pesquisas dos empregadores), também vais ganhar pontos na entrevista, uma vez que estás a par daquilo que necessitas para ser bem-sucedido.
3 – Faz uma capa atraente
A capa usada nesta rede social deve ser atraente e pode ser mais livre. É importante que seja uma capa relacionada com a tua carreira ou com habilidades que tens desenvolvidas, por exemplo.
Lembra-te que, embora a imagem de capa possa ser mais criativa e original, deves manter sempre o profissionalismo e demonstrar, à partida, aquilo em que trabalhas.
4 – Escolhe a foto de perfil certa
A foto de perfil para o LinkedIn deve ser escolhida com cautela, uma vez que falamos de uma rede social corporativa. Assim, opta sempre por uma fotografia que mostre o teu rosto e sempre acima da estrutura do ombro.
Muitas pessoas acabam por escolher fotografias mais sisudas, sérias e frias. No entanto, não precisas mostrar o teu lado mais sombrio. É possível fazer uma fotografia profissional com uma feição mais afetiva e social.
Experimenta tirar uma fotografia com um sorriso leve, mas com postura ereta. Desta forma, consegues unir numa imagem o profissionalismo com uma personalidade mais amigável.
5 – Escreve um título
O título deve conter as palavras-chave que estão relacionadas com o cargo que ocupas ou que estás à procura. Também podes incluir palavras relacionadas com a tua área profissional/estudo, ou até técnicas específicas usadas no dia a dia de trabalho.
Nunca deves incluir no título frases que deixem explícito que estás à procura de uma recolocação ou de uma oportunidade de emprego, por exemplo.
6 – Preenche as informações de contacto
Embora seja possível enviar mensagem diretamente pelo LinkedIn, muitos recrutadores preferem entrar em contacto diretamente pelo telefone ou e-mail.
Portanto, é interessante fornecer estas informações no perfil, de modo que os recrutadores facilmente se comuniquem contigo.
Caso tenhas receio em fornecer dados de contacto (e compreendemos bem os motivos que te levam a isso), opta por dar um endereço de e-mail usado apenas para trabalho. Desta forma, separas os teus conteúdos pessoais e profissionais e consegues proteger melhor as tuas informações.
7 – Preenche a secção “Em destaque”
O LinkedIn tem um espaço que se chama “Em destaque”, o qual serve para que possas destacar os teus resultados. Como qualquer rede social nos dias de hoje, as probabilidades de seres encontrado nas pesquisas aumentam se optares por destacar as tuas informações.
Nesta rede social, podes destacar várias partes do teu perfil, como o portfólio, documentos, mídia, links, ou até publicações e partilhas nesta rede social.
8 – Conta o teu trajeto profissional
Na secção “Sobre”, deves incluir o teu trajeto profissional. É importante que faças um resumo da tua vida profissional, mas sempre mostrando a tua personalidade e conquistas pessoais.
É fundamental que consigas demonstrar que és uma pessoa honesta, transparente e íntegra, pois são qualidades que os empregadores valorizam cada vez mais.
Ao fazeres o resumo da tua vida profissional, inclui sempre algumas informações-chave, entre elas:
- Cargo atual
- Empresa
- Responsabilidades
- Contactos
- Formações (separa sempre as formações das realizações profissionais)
- Certificações
- Segmentos e modelos de negócio com os quais já trabalhaste
- Conhecimentos e habilidades técnicas que adquiriste
9 – Conta a tua Experiência Profissional
Tal como num currículo, esta é uma das secções mais importantes quando queremos mostrar os nossos conhecimentos e competências para o trabalho. Assim, deves dar especial atenção na hora de preencher o campo “Experiência Profissional”.
Aqui, além de falares sobre a tua ocupação atual, podes incluir as tuas experiências anteriores, desde que estas sejam relevantes para o teu objetivo.
É fundamental que incluas, além do cargo e da empresa, uma descrição das tuas responsabilidades e funções, assim como demonstrar conquistas e resultados obtidos.
Opta por fazer uma descrição em tópicos, pois facilita a leitura e torna o conteúdo mais coeso e coerente. No entanto, lembra-te que a informação por tópicos não dispensa o respeito pelas normas da língua portuguesa.
10 – Inclui informações sobre a tua formação
Logo abaixo da secção “Experiência Profissional”, tem um espaço reservado à formação académica. Utiliza o campo da descrição para incluíres áreas ou disciplinas que tens conhecimentos e que se aproximam da tua área de atuação.
11 – Refere trabalhos voluntários
Se já fizeste trabalhos voluntários, é interessante incluíres também no teu perfil do LinkedIn. Atualmente, várias empresas já olham para as funções sociais sem fins lucrativos como vantajosas, uma vez que ajudam a desenvolver determinadas habilidades técnicas e pessoais.
Além disso, ao fazeres trabalho voluntário, demonstras que tens valores morais fortes e que és alguém solidário e preocupado com o próximo.
12 – Mostra competências e recomendações
Utiliza termos e expressões usadas na tua área de atuação para demonstrar quais são as tuas competências e habilidades.
Além das tuas habilidades, deves investir um pouco também nas recomendações, uma vez que estas trabalham o teu marketing pessoal. Pede a pessoas que trabalharam ou estudaram contigo para te escreverem recomendações.
Se seguires os 12 passos que te mostramos para criar um bom perfil no LinkedIn, vais conseguir melhores resultados em menos tempo. Além de teres um perfil completo e cativante, vai ser mais fácil surgires nas pesquisas de recrutadores que realmente te interessam.