O cuidador de idosos é uma pessoa que ajuda idosos a fazer as atividades do dia a dia. Não se trata apenas de ajudá-los a comer ou tomar banho, mas de ajudar em todas as atividades diárias que eles não consigam fazer sozinhas.
Os cuidadores são contratados normalmente para ajudar idosos, mas também podem ser contratados para ajudar pessoas com doenças incapacitantes, ou pessoas com deficiências físicas e mentais.
Um pouco por todo o mundo, empresas de cuidadores são já muito comuns. No entanto, em Portugal, ainda tem muito que crescer.
Como o envelhecimento da população cada vez mais rápido, os serviços de apoio à terceira idade começam a ser poucos. Por isso, a tendência é que estas empresas de cuidadores de idosos se multipliquem nos próximos anos.
Embora possa ser um serviço contratado, ainda existem muitos familiares que optam por exercer essa função. Nesse caso, este não é um serviço remunerado, embora já haja por parte do Estado apoio monetário a estas pessoas que deixam os seus empregos para cuidar de um familiar doente ou idoso, e já têm alguns benefícios fiscais.
Se gostas de cuidar dos mais frágeis e se sentes vocação para lidar com os mais velhos, então esta pode ser uma boa profissão para ti! Sem dúvida, uma das profissões mais nobres que existem!
Queres saber mais? Então continua a ler este artigo, porque vamos contar-te tudo o que precisas saber!
Vem connosco!
O que faz um Cuidador de Idosos?
O cuidador de idosos é a pessoa que fica responsável por alguém que não consiga realizar as suas atividades diárias sozinho. As pessoas de idade, pelas doenças que têm, podem não ter autonomia para fazer todas, ou algumas, das suas atividades. Neste caso, o cuidador é a pessoa que vai ajudá-las a fazer tudo aquilo que não conseguem.
Quer seja por limitações físicas, causadas por patologias, ou por demência, os idosos precisam, muitas vezes, de ajuda nas tarefas diárias. Estas tarefas podem ser de cuidados pessoais, como preparar almoço e jantar, comer, tomar banho, mas também podem ser tarefas domésticas, como limpar a casa, por exemplo.
Além disso, os cuidadores também ajudam os idosos a ultrapassar a solidão e o isolamento. Pelas suas limitações, muitas vezes passam a maior parte do tempo sozinhos, sem conviver com ninguém. Então, enfrentam vários desafios no que diz respeito à vida social.
O cuidador de idosos tem um papel importante nesse sentido, pois ele é a companhia desses idosos e pode acompanhá-los também em passeios ao exterior, para que este tenha uma vida o mais saudável possível, tanto física, como mentalmente.
Para teres uma ideia clara do que faz um cuidador, vamos agora ver quais as funções que ele desempenha ao longo do dia.
Quais as suas funções
O cuidador de idosos não é uma pessoa que só toma conta de outro. Embora essa seja a sua função, a palavra cuidar é muito mais abrangente do que possas pensar.
Sem dúvida, apoiar os idosos nas suas atividades diárias não é uma tarefa assim tão simples. São muitas as suas funções, como vamos ver agora!
Primárias
- Tratar da higiene do idoso
- Manter o espaço limpo e organizado
- Tratar das roupas
- Comprar todos os produtos de higiene e desinfeção
- Cuidar da agenda do idoso e controlar os seus compromissos
Monitorização
Os cuidadores de idosos são as pessoas que mais tempo passam com os idosos. Por isso, eles devem estar atentos ao seu estado de saúde e perceber qualquer alteração que justifique a ida ao médico.
Sendo assim, devem estar atentos a:
- Subidas da temperatura corporal
- Alterações na respiração
- Alterações na urina ou fezes, ou na frequência com que são feitas
- Mudanças de humor
- Variações de peso
Também devem medir a tensão arterial ao longo do dia, e a glicose (quando preciso).
Alimentação
- Fazer refeições saudáveis e de acordo com as orientações médicas
- Ajudar o idoso a alimentar-se
Cognitivas e sociais
- Desenvolver atividades que estimulem a cognição
- Estimular o idoso a ter uma vida social ativa, podendo dar alguns passeios com ele ao exterior
- Ajudar o idoso a fazer exercício físico, o qual é feito de acordo com as recomendações médicas
Gestão de medicação
A gestão da medicação normalmente é feita pelos profissionais de saúde, ou por auxiliares de geriatria. No entanto, o cuidador de idosos tem de estar atento à gestão da medicação do idoso, como a quantidade de medicamentos que tem, e os prazos de validade.
Saídas no Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é bom para todos os cuidados à terceira idade, incluindo para o cuidador de idosos. O envelhecimento da população e a falta de tempo dos familiares traz esta necessidade de haverem profissionais que cuidem dos mais velhos, especialmente quando têm limitações físicas e/ou mentais.
Sendo assim, a empregabilidade neste setor é alta. Poes trabalhar em empresas de cuidados a idosos, as quais são certificadas pela Segurança Social, mas também podes exercer a atividade em:
- Residências geriátricas
- Lares de terceira idade
- Centros comunitários
- Residências Privadas
- Centros de dia e centros de noite
- Serviços hospitalares
- Centros comunitários
- Instituições e empresas de apoio domiciliário a idosos
- Clínicas privadas
- Centros de acolhimento
Também podes oferecer estes serviços diretamente a uma família. Muitos cuidadores optam por este serviço, especialmente famílias de classe média e alta, que podem pagar um ordenado na totalidade.
Como entrar na carreira de Cuidador de Idosos
Para seguires a profissão de cuidador de idosos, é bom teres um curso profissional na área da geriatria, porque vai dar-te conhecimentos importantes para depois saberes lidar com os mais velhos.
No entanto, esta formação não é obrigatória, só se quiseres entrar em instituições que estejam ligadas à Segurança Social.
Onde estudar para ser Cuidador de Idosos
Portugal:
Brasil:
Gostas de cuidar dos outros e tens um carinho especial pelos mais velhos? Então não percas tempo e inscreve-te num dos cursos de geriatria e torna-te um bom cuidador de idosos! Com toda a certeza, vais ser uma pessoa feliz e realizada, e também vais fazer a diferença na vida dos que mais precisam! Segue em frente e luta pelos teus sonhos, porque vai valer a pena!