O Guia Turístico, ou Guia de Turismo, é uma pessoa que acompanha os turistas em excursões, fornecendo-lhes informação sobre os locais que visitam. Estes são responsáveis por garantir que as pessoas que contratam os seus serviços têm uma experiência agradável e segura.
Para amantes de viagens, de história e de arte, esta é uma profissão mais do que gratificante, mas, ao mesmo tempo, desafiadora. Não basta conhecer bem os pontos turísticos, é preciso saber comunicar em várias línguas, além do gosto em lidar com pessoas.
Se esta é uma profissão que te interessa, então continua connosco e descobre o que faz um Guia Turístico, quais as tarefas que ele tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.
Vamos?
O que faz um Guia Turístico?
O Guia Turístico lidera grupos de pessoas em atividades turísticas, dando informações sobre os locais que visitam, garantindo que estes têm um momento de lazer único e que todos tiram proveito do passeio, sempre em segurança.
Uma das características mais aliciantes desta profissão é que o Guia vai levar os visitantes a descobrirem lugares desconhecidos, dando-lhes a conhecer o local, assim como a cultura e a história que o envolve.
Além de levares grupos de pessoas à descoberta de uma região e suas particularidades, também podes ter de tratar de questões logísticas (muito embora estas tarefas geralmente sejam entregues a um agente de turismo), tais como:
- Transportar grupos de pessoas de um lugar para outro
- Arranjar alojamento
- Organizar viagens
- Coordenar atividades
- Marcar restaurantes ou cafés
Quais as suas funções
A principal função do Guia Turístico é garantir que os turistas que tem a seu cargo têm uma experiência enriquecedora e que realmente tiram partido das visitas turísticas à cidade/país. Nesse sentido, ele é o grande responsável por fazer com que os grupos retirem das visitas aprendizagens e conhecimentos que lhes interessem e agreguem valor, deixando-os fascinados com o local que estão a visitar.
O dia a dia do Guia de Turismo envolve, portanto, uma série de atividades, entre as quais destacamos:
- Acompanhar e orientar grupos de turistas em excursões, visitas a locais de interesse histórico, natural, artístico ou social
- Montar roteiros de viagens
- Organizar atividades
- Apresentar informações sobre os locais, incluindo histórias engraçadas e lendas do local
- Reservar alojamento, restaurantes, entre outras tarefas logísticas
Saídas no Mercado de Trabalho
Em Portugal, o turismo tem sido uma área em crescimento exponencial. Sem dúvida, o país tem tido uma procura muito grande nos últimos anos por parte de turistas de todo o mundo, mas especialmente vindos de outros países europeus. Os preços relativamente baixos, aliados a um clima ameno e com um litoral magnífico tornam Portugal num destino turístico de eleição.
Assim sendo, o mercado de trabalho para quem quer atuar nesta área é muito favorável e cheio de oportunidades. Poderás encontrar emprego em parques nacionais, cidades históricas ou até em museus. Além disso, podes trabalhar em navios de cruzeiro ou fornecer os teus serviços como guia privado para pessoas ou pequenos grupos de viajantes.
Como entrar na carreira de Guia Turístico?
Se estás interessado em tornar-te um Guia Turístico profissional, o ideal é que tenhas uma formação na área do Turismo. Podes optar por uma formação académica (curso superior) ou por uma formação profissional técnica. Além disso, é fundamental que domines, pelo menos, dois idiomas e que sejas uma pessoa com excelentes capacidades de comunicação.
Para seres Guia de Turismo no Brasil tens de ser um profissional qualificado e tens de estar cadastrado no Ministério do Turismo pelo Cadastur.
Onde estudar para Guia Turístico Profissional?
Como dissemos, para seguires a profissão de Guia Turístico podes optar por fazer uma formação académica ou profissionalizante. Deixamos-te aqui alguns cursos que podem ser interessantes para ti.
Portugal:
- Licenciatura em Turismo e Gestão de Empresas Turísticas – Universidade Lusófona do Porto
- Gestão Turística – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Brasil:
- Curso técnico em Guia de Turismo – SENAC
- Gestão de turismo – Universidade Estácio de Sá, Universidade Santo Amaro
Se o teu sonho é dar a conhecer o teu país a pessoas de outros países como Guia Turístico, então investe em boas formações e dedica-te bastante. Com toda a certeza conquistarás tudo aquilo que desejas. Sucesso!