Pastor

Pastor

O Pastor de animais dedica-se a guardar e a alimentar ovelhas, cabras, gado, entre outros. O ofício tradicional tem sido procurado por algumas pessoas que querem mudar de vida, seguindo o apelo da vida no campo. Mas vem descobrir tudo sobre esta profissão…

A pastorícia tem sido uma espécie de tradição familiar. Assim, o cuidado dos animais tem passado de pais para filhos ao longo de gerações. Contudo, atualmente, já não é assim, pois muitos jovens sonham com tudo menos com serem Pastores.

Mas, nos últimos tempos, têm chegado ao setor do pastoreio pessoas que se tinham afastado da vida do campo e das tradições familiares relacionadas com os animais.

Viver no campo está cada vez mais na moda. Muitas pessoas buscam sair da confusão e do stress das grandes cidades, pelo que rumam à aldeia dos pais em busca de novas oportunidades.

Neste âmbito, a profissão de Pastor pode ser uma escolha interessante para quem gosta de trabalhos ao ar livre e horários flexíveis. Contudo, é uma tarefa muito dura que exige amor e dedicação contínuos.

Mas vem daí descobrir mais sobre esta área…

Quanto ganha um Pastor  

O Pastor não tem horário fixo e também não tem um ordenado regular. Portanto, não se pode dizer que seja um trabalho monótono.

Os rendimentos do Pastoreio dependem muito dos fins para que os animais são criados. Há Pastores que têm rebanhos para venderem os animais para o consumo de carne, enquanto outros produzem também leite ou queijos, por exemplo.

Assim, os valores recebidos dependem de uma série de fatores.

Mas também é preciso considerar que, em Portugal, a Pastorícia tem direito a apoios da União Europeia. Portanto, com esses subsídios comunitários, os rendimentos dos Pastores podem ser interessantes.

Mas vem saber mais sobre a profissão…

O que faz um Pastor  

O trabalho do Pastor pode ser muito duro e solitário, pois é necessário passar longas jornadas na montanha apenas com a companhia dos animais e dos cães pastores.

Ter esta atividade como profissão exige levantar muito cedo, trabalhar de sol a sol ou debaixo de chuva, em tempos de muito frio e de muito calor. Por isso, é preciso mesmo gostar do que se faz.

Noutros tempos, a transumância era habitual, com os Pastores a percorrerem longas distâncias entre regiões para alimentarem os seus rebanhos, nas buscas dos pastos de verão ou de inverno.

Atualmente, pratica-se, sobretudo, o Pastoreio extensivo, com o rebanho a deslocar-se entre o vale e os campos, no inverno, e a montanha, no verão.

O dia-a-dia do Pastor passa por alimentar e guardar os seus animais, por exemplo ovelhas e cabras, mas também vacas. Assim, deve garantir que comem os melhores pastos e que não são atacados por predadores como o lobo.

Além de ter um grande conhecimento do rebanho e dos seus animais, ele sabe sempre se alguma coisa está errada com eles e procura sempre zelar pela sua saúde, segurança e bem-estar.

Neste processo, tem a ajuda do fiel cão pastor que o auxilia a agrupar os animais, nomeadamente para evitar que se percam.

Como é a vida de um Pastor

Pastorícia ajuda a prevenir incêndios

A chamada Silvo-Pastorícia junta o gado e os rebanhos, as árvores e as pastagens e tem um papel fundamental na prevenção de fogos florestais, sobretudo em áreas rurais.

Já há rebanhos de cabras e ovelhas a serem utilizados como uma espécie de Sapadores Florestais no sentido de manter a limpeza dos terrenos.

Além disso, esta junção entre técnicas de Silvicultura e a Pastorícia ajuda a melhorar os solos, pois contém o crescimento descontrolado da vegetação e torna os terrenos mais férteis.

As cabras são animais particularmente interessantes, neste âmbito, uma vez que têm um apetite voraz e uma grande capacidade de chegar a comida em qualquer lado.

Assim, o Pastor também acaba por fazer serviço público, contribuindo para manter as florestas mais limpas e, portanto, reduzindo os riscos de incêndio.

Sistema de Pastoreio Voisin

O chamado sistema de Pastoreio Voisin é muito usado no Brasil, nomeadamente em minifúndios leiteiros. Esta prática leva o Pastor a levar os rebanhos aos pastos que estão descansados e onde as plantas estão prontas para brotar de novo.

Este sistema foi concebido pelo Agricultor e Bioquímico André Voisin, o que justifica o seu nome. E pode ser aplicado de forma diferente conforme a região, pois é preciso considerar o clima, o solo e o tipo de pastos de cada uma.

Voisin defende que o pasto só deve ser comido quando possa renascer logo após o corte. Além disso, entende que há um momento certo para isso. Assim, os animais devem comer as pastagens quando estão tenras e mais nutritivas e, portanto, também mais saborosas para os animais.

Este tipo de pastoreio permite evitar o esgotamento dos solos devido ao uso intensivo e, portanto, serve os interesses do produtor. Mas também assegura a produção de carne mais saudável.

Fica connosco para saberes mais sobre a profissão de Pastor…

Quais as suas funções

É importante notar que a vida de um Pastor não se limita a passear os animais pelos pastos. Portanto, ele precisa de cuidar de uma série de fatores que são essenciais para a atividade.

Deste modo, além de zelar pelo bem-estar animal, este profissional precisa de se dedicar também a outros processos que valorizam a Pastorícia, como, por exemplo, a recolha de leite e de lãs para venda.

Mas espreita, já se de seguida, as principais funções de um Pastor:

  • Pastar os animais
  • Ordenhar animais para retirar leite
  • Vender leite recolhido
  • Fazer queijo
  • Negociar animais com contratadores
  • Lavar utensílios de trabalho (por exemplo, da ordenha)
  • Lavrar terras e semear forragens para alimentar os animais
  • Colocar palha, milhos e outros alimentos nos comedouros
  • Substituir a água diariamente nos espaços dos animais para a beberem limpa
  • Tosquiar as ovelhas para recolher a lã e bem-estar dos animais.

Saídas no Mercado de Trabalho

Há alguns anos, a profissão de Pastor estava em dias de extinção. Mas, nos últimos anos, foram surgindo pessoas mais novas a abraçarem esta área.

A vida no campo tem atraído pessoas que fogem da azáfama das cidades, pois procuram ter dias mais tranquilos e perto das origens.

Contudo, ainda não há assim tantos jovens Pastores, pelo que faltam pessoas para trabalhar na área. E até já se fala nos riscos de haver falta de leite e de queijo.

Portanto, há boas oportunidades de negócio nesta área, sobretudo para quem quiser explorar raças autóctones e produtos DOP (Denominação de Origem Protegida). A alta qualidade dos produtos obtidos, por exemplo, da carne, do leite e do queijo, é uma grande mais-valia.

Em termos de saídas profissionais para trabalhar por conta de outros, as oportunidades são escassas. A maioria dos Criadores de Animais têm operações de tipo caseiro e familiar e, portanto, não contratam muitas pessoas fora desse círculo de relações próximas.

Mas, além das ideias mais tradicionais, há várias opções a explorar, por exemplo no âmbito do Ecoturismo ou até para incentivar pessoas a apadrinharem os seus animais. O que importa é o dinamismo e a criatividade.

Mas vê como podes dar os primeiros passos neste setor…

Como entrar na Pastorícia

Não há segredos, nem uma fórmula mágica para começar a trabalhar como Pastor. Na verdade, muitas pessoas chegam a esta área por terem tradição familiar na mesma.

Assim, mesmo os jovens que decidem mudar de vida, deixando a cidade para regressar ao campo, acabam por pegar nos animais dos pais para dar um novo impulso ao negócio.

Contudo, há quem se aventure por esta área sem ter raízes no pastoreio. Nestes casos, o ideal será procurar associações de desenvolvimento local e de produtores, pois podem ajudar na instalação de quem quer ser Pastor.

Esta atividade não exige formação específica, bastando ter a escolaridade básica. Todavia, tirar um curso pode também ser uma boa forma de começar.

Onde estudar Pastorícia

O saber não ocupa lugar, costuma dizer-se. E mesmo que aches que ser Pastor não tem muito que saber, precisas de estar ciente de que a formação é uma mais-valia em todas as áreas.

Assim, deves procurar cursos que te capacitam a nível técnico. É importante que aprendas sobre temas como, por exemplo, o maneio sanitário, a reprodução, as pastagens e forragens, entre outros.

Espreita, já de seguida, algumas opções de cursos e de entidades que te podem ajudar a seres um bom Pastor de Animais…

Portugal:

Brasil:

Como vês, ser Pastor pode ser mais desafiante do que alguns pensam. Assim, avalia com cuidado todos os prós e contras do trabalho em Pastorícia e decide o teu futuro com pés e cabeça. Só podemos desejar-te muito sucesso.

inderi adsense aqui

Ofertas de emprego Pastor

6 comentários em “Pastor”

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Carmem.

      Obrigado pelo testemunho. Gostamos sempre de saber o que pensam os nossos visitantes e de conhecer as suas dúvidas.

      Na verdade, o trabalho do Pastor é cuidar dos seus animais, zelando pelo seu crescimento e bem-estar. A sua profissão está relacionada com o cuidado de animais vivos, sendo que os frutos do seu trabalho são o leite e a lã que pode retirar do animal, além do queijo que pode fazer. Mas também pode vender os animais a outras pessoas que podem ter interesse em aumentar os seus rebanhos, por exemplo, ou em dar-lhes outros destinos.

      Esperamos ter ajudado a esclarecer a tua dúvida e desejamos-te as melhores felicidades!

      Obrigado.

  1. Avatar

    Gostaria de confirmar a informação que recebi, de que no antigo Israel era costume uma criança cuidar de dez ovelhas as quais iam se multiplicando ao mesmo tempo em que o jovem ia crescendo, de modo que ao atingir as cem, o rebanho era subdividido em lotes de dez os quais eram confiados para outros jovens, realimentando um círculo do qual ele tinha participação.

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Caro Alfredo,

      infelizmente, não somos especialistas em História, nem tão pouco em questões relacionadas com o Antigo Israel. Por isso, não podemos ajudá-lo a desfazer essa dúvida.

      Contudo, agradecemos-lhe por essa nota curiosa que vem enriquecer este conteúdo – tanto mais que não seja por alimentar a curiosidade em torno de uma profissão tão antiga e tão nobre.

      Obrigado! E muito sucesso!

  2. Avatar

    Sou um estrangeira que vive no PT há 30 anos e tenho 3 vizinhos que são pastores. Dois deles têm rebanhos de cerca de 20 e o outro tem 200! Os pequenos rebanhos pastam todo o dia e são saudáveis, mas o homem com os 200 só os pastam durante 1 ou 2 horas por dia, muitas vezes de noite no escuro. Não têm acesso a água e passam 22 horas num espaço de 35m2 sem cama ou feno ou as vezes numa piquena corral no ar livre. Naturalmente são pele e osso e muitos morrem. Ele aluga a terra que é apenas 2ha e este ano nem sequer plantou milho para eles. Terra com fetos, giestas e pouca erva!!! Aluga também outra pequena terreno (2ha?) e alterna entre os dois. Isto já dura há 20 anos em frente meus olhos! Ofereço-lhe sempre para pastar a minha terreno verde, mas num só dia os seus animais esfomeados comem e stragam tudo! Acho muito difícil ver esta crueldade e 3 vezes chamei sepna a quem veio inspeccionar a queixa e multá-lo mas nada muda. Tento educá-lo de forma cuidadosa e amavel, porque ele pode ser agressivo mas não tem orelhas! O mais frustrante é que ele tem 4 tractores que mal utiliza! Dinheiro para tudo, mas não para os seus animais. Como pode tal crueldade existir e todos os aldeões falarem disso, mas ninguém me apoiará para tentar ajudar o sofrimento das ovelhas e cabras Será que alguém me pode aconselhar uma possível solução?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top