O Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho é o profissional responsável por promover a segurança, assim como a saúde dos trabalhadores no seu local de trabalho. Ele atua junto às empresas para garantir que os funcionários estão adequadamente protegidos, não só contra acidentes, como também a doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.
Qualquer profissão acarreta algum tipo de dano, mesmo aquelas em que ficamos sentados o dia todo. No entanto, algumas atividades são bem mais arriscadas do que outras, principalmente no que toca a acidentes. Nesse sentido, os Técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho são essenciais para garantir a segurança e bem-estar de todos os trabalhadores.
Para pessoas preocupadas com os outros e que gostam de zelar pelo bem-estar de terceiros, esta pode ser uma carreira muito interessante. A defesa pelos direitos do trabalhador envolve uma série de questões e, com toda a certeza, a sua segurança no local de trabalho é uma das prioridades.
Se esta é uma profissão que te interessa, então continua connosco e descobre o que faz um Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho, quais as tarefas que ele tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, assim como dicas úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.
Vens connosco?
O que faz um Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho?
O Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho é responsável por garantir que os trabalhadores de vários setores do mercado atuam em segurança, realizando inspeções ao local e ao equipamento utilizado pelos funcionários, assim como garantindo que as ferramentas são mantidas e usadas corretamente e em segurança.
Para determinar a segurança de um espaço laboral, este técnico realiza avaliações de risco, identificando potenciais perigos e determinando medidas para minimizá-los ao máximo. Assim, depois de cada avaliação, este profissional tem de dar recomendações à gestão para que o local de trabalho se torne mais seguro.
Uma das áreas que requer maior preocupação é a construção civil, pois os riscos associados a este setor são muito elevados. Neste caso em particular, além de uma avaliação dos equipamentos e da forma como são usados, o Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho também faz uma avaliação e análise dos planos dos empreiteiros, de forma a perceber se a segurança dos trabalhadores é garantida durante todo o processo.
É este técnico, também, que forma os trabalhadores em políticas de segurança, ensinando-lhes as normas de segurança e as melhores posturas perante as várias tarefas que desempenham no seu dia a dia de trabalho.
Cada avaliação feita deve ser transposta, no fim, para um relatório final sobre as condições de trabalho adotadas e quais as alterações que devem ser feitas com prioridade.
Quais as suas funções
Os Técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho são profissionais cruciais para garantir a proteção dos trabalhadores em qualquer setor do mercado de trabalho. A sua principal função é, portanto, dar consciência aos trabalhadores para os riscos que eles enfrentam no seu dia a dia de trabalho e dar-lhes a conhecer atitudes e posturas corretas para que esses riscos sejam minimizados.
Sendo assim, podemos dizer que estes profissionais são indispensáveis para garantir que os ambientes de trabalho sejam seguros e zelem pelo bem-estar dos trabalhadores.
Para tal, eles devem:
- Inspecionar equipamentos e ferramentas, garantindo que os regulamentos de Segurança e Saúde no Trabalho são cumpridos
- Fazer avaliações de risco
- Dar formação sobre políticas de Segurança e Saúde no Trabalho aos trabalhadores
- Sugerir medidas à gestão e trabalhadores com o intuito de prevenir lesões e/ou doenças
O foco deste profissional não está na resolução de problemas, mas sim na prevenção. O objetivo é fazer com que o local de trabalho se torne seguro para todos, não dando espaço para possíveis acidentes e/ou doenças.
Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!
Saídas no Mercado de Trabalho
Como Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho podes encontrar emprego em diversos setores do mercado de trabalho, desde indústrias a serviços.
Além de poderes atuar para uma empresa em particular (geralmente grandes indústrias que precisam de um profissional responsável pela segurança dos seus trabalhadores com frequência), podes atuar em empresas dedicadas à oferta deste serviços (contratadas depois para realizar avaliações periódicas a várias empresas).
As oportunidades de trabalho são muitas, até porque existe uma maior preocupação com a segurança e saúde no trabalho por parte dos gestores. Além disso, é obrigatório que as organizações façam cumprir os regulamentos e, como tal, realizar avaliações periódicas é a melhor forma de assegurar que os mesmos estão a ser adotados na perfeição.
Como entrar na carreira de Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho?
Para seguires a profissão de Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho é necessário teres uma formação técnica na área. A melhor opção é frequentares um curso em Segurança e Saúde no Trabalho numa instituição acreditada.
Estes cursos cobrem vários tópicos, tais como:
- Sistemas de segurança
- Regulamentos
- Direitos dos trabalhadores
- Avaliação e controlo de perigos
- Ergonomia
- Primeiros socorros
- Planeamento de respostas de emergência
- Entre outros
Podes também optar por um curso superior em Segurança e Saúde no Trabalho. Neste caso, poderás concorrer para vagas de Técnico Superior de Segurança e Saúde no Trabalho.
Onde estudar para Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho?
Para te tornares Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho tens de ter uma formação certificada na área. Deixamos-te aqui algumas opções para avaliares e começares a tua pesquisa. Confere!
Portugal:
- Curso de Técnico Superior em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho – Universidade de Aveiro
- Pós-graduação em Segurança e Saúde do Trabalho (Técnico Superior SST) – ISEP
Brasil:
- Curso Técnico de Segurança do Trabalho – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; SENAC
Se procuras fazer a diferença e proteger os trabalhadores de potenciais riscos, então a profissão de Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho é uma excelente oportunidade de carreira. Investe na tua formação e segue em frente. Sucesso!