Já te perguntaste quanto ganha um Influenciador Digital em Portugal? É isso mesmo que te vamos contar, explicando-te também as várias formas como os Influencers ganham dinheiro.
Ser Influencer, ou Influenciador Digital, é o sonho de muitos jovens. É uma profissão em alta que se associa à fama e a uma vida fácil.
Contudo, é uma atividade profissional como muitas outras no âmbito do Marketing Digital que exige empenho, muito trabalho e muita competência, bem como um talento particular para a comunicação.
Mas quanto é que se ganha, afinal, neste mundo? Vamos tentar destapar um pouco do véu quanto à realidade financeira desta profissão…
Quanto ganha um Influenciador Digital em Portugal?
Antes de mais, é preciso dizer que não existe uma “tabela” ou uma espécie de “salário mínimo” para Influenciadores Digitais. Na verdade, tudo depende do número de seguidores – quantos mais fãs e “likes” for reunindo um perfil, mais dinheiro pode ganhar o seu autor.
Porém, a agência Central Models, que representa vários Influencers, fazendo a “ponte” com as marcas, dá-nos uma ideia geral do panorama atual.
A agência representa 32 Influenciadores Digitais que vão desde figuras famosas da televisão nacional como, por exemplo, Manuel Luís Goucha, Paulo Pires, Pepe Rapazote e Margarida Corceiro, até jovens que se tornaram conhecidos nas redes sociais.
Estes 32 Influencers faturam, em média, 20 mil euros líquidos por mês, segundo dados revelados pela agência ao Dinheiro Vivo.
Um post no Instagram pode valer 30 mil euros
Mas os mais conhecidos e, portanto, os que têm mais seguidores, podem ganhar 30 mil euros por uma só publicação no Instagram, como destaca ao jornal económico a coordenadora do Departamento de Marketing de Influência da Central Models, Beatriz Cardoso Alves.
Porém, este é “um valor super abaixo daquilo que é praticado noutras plataformas”, aponta esta responsável.
Há famosos, nomeadamente Atores, a ganharem “tanto no digital como nos seus contratos televisivos”, refere também ao Dinheiro Vivo um dos fundadores da Central Models, António Romano.
Alguns destes Influenciadores mais conhecidos têm “mais audiência do que um canal televisivo”, analisa ainda Beatriz Cardoso Alves, sublinhando que é esse “alcance” que pode fazer com que uma carreira na área “renda bastante”.
Vê como ser Influenciador Digital
Para que serve uma agência de Influenciadores?
A Central Models tornou-se conhecida como uma agência de Modelos – é, por exemplo, a agência da top model portuguesa Sara Sampaio. Mas, há cerca de quatro anos, abriu o Departamento de Marketing de Influência.
Esta aposta no mercado digital, e em especial no universo dos Influencers, já rende cerca de metade da faturação global da empresa que, em 2022, foi de dois milhões de euros, conforme dados do Dinheiro Vivo.
O trabalho da agência, neste âmbito, é gerir a carreira dos Influenciadores, atuando como uma espécie de Booker. Assim, trata de negociar os detalhes com as marcas.
Mas o seu papel pode ser mais alargado, ajudando a delinear eventuais estratégias de comunicação, ou mesmo a decidir que produtos são ideais para cada pessoa em função do seu perfil específico.
A Central Models compromete-se a “promover sinergias entre marcas e Influenciadores, acompanhá-los e posicioná-los na imprensa”, e a “garantir que têm todas as ferramentas para influenciar da forma mais positiva possível”, aponta Beatriz Cardoso Alves.
O trabalho da agência também passa por ajudar na gestão do tempo, pois algumas destas personalidades são muito atarefadas.
Como é que os Influencers ganham dinheiro?
Como já referimos, os Influenciadores Digitais podem receber por cada publicação que fazem nas redes sociais. Em 2022, a revista Máxima anunciava que alguns Influencers ganhavam “entre 1200 a 4 mil euros” por publicação.
Os valores por stories no Instagram são pagos à parte e costumam ser mais caros.
É importante reforçar que os valores são sempre negociados caso a caso, conforme os produtos e o número de seguidores de cada Influenciador.
Além disso, os “posts” isolados recebem valores mais elevados. Pelo contrário, em campanhas anuais ou semestrais, há um pagamento por “pacote” de publicações.
Para lá disso, os Influencers também podem ganhar dinheiro no âmbito do chamado “marketing de afiliados”. Neste caso, recomendam um produto, ou um serviço, e quando a marca consegue alguma venda, ganham uma compensação.
Mas também podem receber por “presenças” em certos eventos ou vender fotografias e e-books. De resto, há várias formas de diversificar o negócio, apostando em diferentes “produtos” para rentabilizar – tudo depende da capacidade e da imaginação de cada Influencer!
Grandes Influencers mundiais podem cobrar meio milhão de dólares no TikTok
Os valores praticados lá fora podem ser ainda bem mais interessantes do que em Portugal – até porque as audiências são potencialmente maiores. Mas tudo depende sempre da rede social envolvida.
Um Influenciador com mais de 7 milhões de seguidores “pode ganhar cerca de 150 mil dólares (à roda de 141 mil euros) somente no Instagram”, segundo dados da revista Forbes citados pelo diretor-geral da agência de marketing brasileira SAMY Alliance, Mauricio Costa, num artigo no LinkedIn.
Mauricio Costa fala ainda de valores de “187 mil (176 mil euros) no Facebook e até 300 mil dólares (mais de 280 mil euros) no YouTube”.
Mas na rede social que é a tendência do momento, o TikTok, os “grandes Influencers podem cobrar até meio milhão de dólares [mais de 470 mil euros]” por uma única publicação, analisa ainda o mesmo autor.
Contudo, Mauricio Costa realça que a maioria dos “TikTokers” ganha, em média, entre 100 mil a 250 mil dólares (entre 94 mil e 235 mil euros).
Quanto ganha um Influenciador Digital no Brasil?
Já quanto aos valores praticados no Brasil, um Influencer ganha, em média, entre 50 mil a 150 mil reais (entre 9 mil a 27 mil euros) por campanha no YouTube, como sublinha Mauricio Costa.
No Instagram, os que tenham mais de um milhão de seguidores podem faturar 500 mil reais (mais de 91 mil euros).
Para quem tem entre 200 mil e 1 milhão de seguidores, a faturação pode rondar os 100 mil reais (cerca de 18 mil euros). E mais abaixo, no patamar dos 20 mil a 200 mil seguidores, o valor ronda os 30 mil reais (mais de 5 mil euros).
Ter entre 10 mil e 20 mil seguidores pode render valores da ordem dos 15 mil reais (à roda de 2700 euros), conclui ainda Mauricio Costa.
Como dá para perceber, saber quanto ganha um Influenciador Digital depende de vários fatores, e até da geografia! Mas como em todas as áreas, só os melhores se podem destacar – e esses podem ganham quantias bem generosas.