Há falta de Caminhoneiros na Europa. Vê como podes tornar-te Motorista de Pesados

Sonhas ser Camionista ou Motorista de Pesados? Pois bem, sabes que há falta de Caminhoneiros na Europa? Vem saber como entrar nesta profissão que é exigente, mas que pode garantir bons salários.

A pandemia de covid-19 veio agravar uma realidade que já se sentia antes na indústria de transportes rodoviários, isto é, a falta de mão de obra em toda a Europa.

Haverá uma necessidade de cerca de 400 mil Motoristas de Pesados, ou Caminhoneiros, na Europa, de acordo com um relatório da consultora Transport Intelligence que foi publicado em Agosto de 2021.

O setor da logística foi um dos mais procurados durante a pandemia e, portanto, é uma das áreas onde mais se nota esta falta de Camionistas.

Polónia é onde há mais vagas para Caminhoneiros na Europa

A Transport Intelligence avança que a Polónia é o país onde há mais vagas por preencher, na ordem das 124 mil.

Além disso, na Alemanha, faltarão cerca de 50 mil Camionistas e França precisará de cerca de 43 mil, segundo a mesma consultora.

Reino Unido e Espanha são outros países que precisam de mais destes profisisonais.

Em Portugal, também há escassez de Motoristas de Pesados. É o que diz o presidente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), José Manuel Oliveira, em declarações à Lusa divulgadas por vários jornais.

Este sindicalista fala de relatos de empresas com “dificuldade de recrutar trabalhadores”.

Mas porque faltam Camionistas?

O relatório da Transport Intelligence refere que a falta de mão de obra neste setor pode ser motivada por duas realidades interligadas:

  • “Envelhecimento da força de trabalho”
  • “Número insuficiente de novos contratados”.

Assim, há poucos jovens a aderirem a uma profissão que tem alguns “problemas de imagem”, segundo o mesmo relatório, além de “condições de trabalho” difíceis.

Contudo, os salários para os Camionistas podem ser muito apelativos, sobretudo para os que fazem transportes internacionais. Em países como o Luxemburgo, e outros, os ordenados também podem ser bem interessantes.

Mas é preciso fazer algum investimento para entrar nesta profissão, uma vez que os custos de formação de Camionistas podem ser elevados. Em Portugal, o preço da carta de condução de Motorista de Pesados pode chegar aos 6.000 euros, segundo a Fectrans.

Outras profissões para quem gosta de conduzir

Se gostas de conduzir, aproveita para espreitar outras profissões onde podes ter esse prazer:

Mas se ainda não tens a certeza do que queres fazer, e de que profissão queres seguir, aproveita para fazer Testes Vocacionais que te podem ajudar a definir um futuro mais feliz.

8 comentários em “Há falta de Caminhoneiros na Europa. Vê como podes tornar-te Motorista de Pesados”

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Sandro.

      Obrigado pelo feedback. É sempre bom ter retorno dos leitores.

      Como “pessoa encartada”, tens mais chances de triunfar no mercado de trabalho nesta área. O que podemos recomendar é que leias este texto sobre como ser Motorista de Pesados / Caminhoneiro, onde podes encontrar dados sobre como entrar na profissão e as seguintes informações:
      – O que é necessário para ser motorista de pesados em Portugal?
      – O que é necessário para ser motorista de mercadorias perigosas?
      – O que é necessário para ser caminhoneiro no Brasil?

      Esperamos que consigas alcançar a tua felicidade profissional. Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      A carreira internacional é realmente uma boa opção em termos financeiros. Os motoristas internacionais podem ganhar valores bem interessantes.

      Só podemos desejar-te que encontres o teu caminho e que tenhas muito êxito! E muita saúde!

      Boa sorte!

      1. Avatar
        Luiz Eduardo Alves

        Bom dia
        Sou brasileiro ja trabalhei em Portugal como motorista de pesados estou no Brasil agora mais estou. Querendo ir para Luxemburgo para tentar emprego de motorista. E muito complicado????

        1. Guia das Profissões
          Guia das Profissões

          Olá Luiz.

          Obrigado pelo testemunho.

          Como estamos numa fase de falta de mão de obra nesse setor, a entrada no Luxemburgo, enquanto profissional qualificado na área e já com experiência na Europa, pode ser mais fácil do que em outros períodos.

          Contudo, o ideal é procurar mais informações, por exemplo, junto do Consulado do Luxemburgo no Brasil ou até de associações da área dos Motoristas de Pesados no Brasil. Podem ter informações para ajudar.

          Esperamos ter ajudado e desejamos-te o maior dos sucessos!

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Pedro.

      Obrigado pelo testemunho. Agradecemos sempre o feedback dos nossos visitantes, nomeadamente com o relato das suas experiências profissionais.

      Quanto a esse desejo de trabalhares no estrangeiro, esperamos que consigas concretizá-lo. Aproveita para ler algumas dicas na ficha da profissão Motorista de Pesados / Caminhoneiro.

      Além disso, podes procurar ofertas de trabalho nos sites de emprego que existem na Internet. Existem algumas para Camionistas Internacionais.

      Desejamos-te todo o sucesso e muitas felicidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top