Tens uma ideia com impacto na educação, água ou agroindústria? Podes ganhar 5 mil euros

Jovem empreendedor de casaco de cabedal castanho apresenta a sua start-up com um painel e gráficos.

O programa Impact Journey tem três prémios para distribuir aos jovens adultos que apresentem soluções impactantes para os setores da Agroindústria, Água, Educação, e Prevenção e Estilos de vida.

Este programa é uma iniciativa da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e pretende incentivar o aparecimento de projetos inovadores. Assim, aposta no empreendedorismo e na promoção de negócios que criem um verdadeiro impacto na sociedade.

Nesta sua primeira edição, o programa Impact Journey desafia “estudantes universitários e jovens adultos a desenvolverem as suas ideias e darem os primeiros passos no setor do empreendedorismo de impacto”, nota a Casa do Impacto numa publicação no Facebook.

Para isso precisam de encontrar “soluções para quatro áreas: Agroindústria, Água, Educação, e Prevenção e Estilos de Vida”.

Quem pode concorrer?

Os candidatos devem ter entre 18 e 30 anos. Além disso, precisam de ter “conhecimento, ferramentas e financiamento para desenvolverem as suas ideias e darem os primeiros passos no setor do empreendedorismo de impacto”.

Os projetos devem ser apresentados por “equipas de dois a três estudantes universitários e jovens adultos”, e estar “em fase de ideação, testing“, ou pertencerem a “start-ups constituídas num período máximo de dois anos”, explica ainda a Casa do Impacto.

Quanto às áreas de candidatura, são as seguintes:

  • Agroindústria – ideias “relacionadas com matéria-prima e transformação, a indústria dos alimentos e a sua distribuição”
  • Água – “soluções para a reutilização, redução da perda de água, consumo eficiente e racionalização”
  • Educação – “formação das novas gerações”
  • Prevenção e Estilos de vida – promover a “qualidade de vida de modo completo e integrado e comportamentos saudáveis”.

Quais são os prémios?

Após a apresentação das candidaturas, serão escolhidos 12 projetos para a fase de capacitação. Destes 12, vão sair os três vencedores finais.

A cada um dos três projetos vencedores será atribuído um prémio de 5 mil euros – portanto, há 15 mil euros para distribuir.

Os vencedores recebem ainda um ano de incubação na Casa do Impacto, bem como o “Alpha Pack” para participarem na Web Summit em Lisboa, em novembro de 2023.

Além disso, terão acesso à “Inspiring Journey“, em Londres, em parceria com a LSE Generate da London School of Economics, em dezembro deste ano.

Até quando se pode concorrer?

As candidaturas ao programa Impact Journey abriram neste mês de junho e decorrem até 24 de setembro no site da Casa do Impacto.

A fase de capacitação dos projetos será entre 9 e 20 de outubro.

Após a avaliação aos 12 projetos selecionados, serão escolhidos os três vencedores que iniciarão a fase de incubação em novembro de 2023.

O que é a Casa do Impacto?

A Casa do Impacto é o pólo de empreendedorismo e inovação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). O seu principal objetivo é ser uma “referência no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, como se refere no site da entidade.

“Queremos promover soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais, de acordo com os valores promovidos pela SCML, para a construção de uma sociedade mais solidária e sustentável”, aponta-se ainda no site.

Deste modo, tendo essa missão em vista, a Casa do Impacto promove e apoia “modelos de negócio sustentáveis” e inovadores.

Telemóvel com ecrã rosa e computador cinzento em cima de uma secretária bege a ilustrar Inovação.

Vê como ser Gestor de Inovação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top