Teste DISC: o que é, como funciona e onde fazer

Quatro pessoas conversam sentadas à mesa em torno de um teste DISC.

Já ouviste falar do teste DISC? É um teste de personalidade que é muito usado na contratação de pessoas e na gestão de equipas, por exemplo, para melhorar a produtividade, a colaboração e a comunicação.

Mas até pode ser aplicado na vida pessoal de cada um, pois permite ter uma consciência maior sobre si mesmo. Além disso, ajuda a comunicar de forma mais eficaz com os outros e até a tomar melhores decisões.

Portanto, é uma “ferramenta” que implica diversos ganhos. Mas vamos entender um pouco melhor como funciona…

O que é o teste DISC?

O teste DISC é um tipo de avaliação que é usado por algumas empresas para analisar os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores. Pode aplicar-se tanto aos funcionários como aos gestores e ajuda a ter uma autoconsciência maior das próprias capacidades.

Ora, quando alguém aumenta o conhecimento de si próprio, tem mais espaço para melhorar. Num contexto de trabalho, isso vai melhorar as operações e o trabalho de equipa.

Quando e como surgiu?

A primeira vez que esse conceito do teste DISC surgiu foi em 1928, no livro “Emotions of Normal People” (“As emoções das pessoas normais” na tradução para português) do psicólogo William Moulton Marston.

A teoria deste profissional de Psicologia indica que conhecer os nossos traços comportamentais mais básicos ajuda a gerir todas as nossas experiências, desde os relacionamentos pessoais ao desempenho no trabalho.

Deste modo, Marston definiu os quatro perfis comportamentais mais importantes. A partir dessa ideia, aplicam-se, atualmente, as seguintes definições tipo de personalidade nos testes DISC:

  • Dominância
  • Influência
  • Estabilidade
  • Conformidade.

Infografia que mostra os tipos de personalidade de um teste DISC.

Como descobrir o teu tipo de personalidade?

O teste DISC mede padrões de comportamento, como já sublinhamos antes. Para isso, analisa vários aspetos da personalidade, encaixando-os nos quatro tipos distintos que já referimos acima, conforme a pontuação obtida nas respostas a um questionário.

Mas o que é que cada um destes tipos quer dizer? É isso que te vamos ajudar a entender já de seguida…

Dominância

As pessoas que ficam classificadas neste tipo de personalidade são dominantes, mostrando comportamentos diretos e incisivos. São independentes e orientadas para a obtenção de resultados imediatos.

Mas também adoram desafios, não só para si, uma vez que gostam igualmente de desafiar os outros.

São indivíduos de ação, confiantes e que são motivados pela busca contínua do sucesso.

Influência

Estes são uns verdadeiros Influenciadores, pois têm essa capacidade de motivar e de influenciar os outros. São sociais, extrovertidos e otimistas.

Gostam de trabalhar em equipa, partilhando experiências com os colegas. E também assumem esse papel de entreter os demais devido à sua capacidade social.

Por outro lado, também precisam desse reconhecimento e da atenção social. E não gostam de se sentirem desaprovados, ou criticados, nem de serem ignorados.

Estabilidade

As pessoas que se situam neste tipo de personalidade num teste DISC tendem a ser calmas e confiáveis. São os “pacificadores” de serviço que evitam os conflitos a todo o custo.

São bons ouvintes e bons jogadores de equipa que preferem ficar nos bastidores. Estão sempre dispostos a apoiar os outros, mantendo uma abordagem calma, humilde e paciente.

Não gostam de mudanças, nem de instabilidade.

Conformidade

Os que entram nesta categoria são cautelosos e preocupados com a qualidade do trabalho final, prestando muita atenção aos detalhes.

São muito focados no que está certo ou correto e tentam sempre produzir trabalho de alta qualidade e com elevada precisão. Assim, gostam de planear tudo com antecedência, para que nada falhe.

Não gostam de serem criticados, nem de estarem errados, e detestam ter de trabalhar com as coisas mal preparadas ou feitas “em cima do joelho”. Têm dificuldades em lidar com a pressão para tomarem decisões imediatas.

Mas como funciona um teste DISC?

Todos temos características que se encaixam em cada um destes quatro tipos de personalidade, mas algumas são mais vincadas do que outras.

Assim, o teste DISC define um tipo de personalidade principal, mas também pode indicar uma personalidade secundária. Os resultados explicarão a percentagem de cada um dos estilos, mas também a forma como interages com os outros, com os desafios e com a própria vida.

Em termos profissionais, as empresas podem, por exemplo, usar este tipo de testes para formar equipas mais equilibradas, com personalidades distintas, ou até escolhendo somente as pessoas com maiores capacidades de colaboração.

Como é evidente, compreender melhor a personalidade dos diferentes trabalhadores, vai ajudar na comunicação com eles, mas também a resolver conflitos e a promover a motivação.

No fim de contas, ganhará a empresa com colaboradores mais dispostos a trabalhar e mais produtivos.

Neste âmbito, o teste DISC também é uma ferramenta usada no âmbito dos Recursos Humanos, para recrutar novos colaboradores, pois permite detetar características-chave que são fundamentais para exercer certos cargos e/ou tarefas.

Diretor de Recursos Humanos

Conhece o que faz um Diretor de Recursos Humanos

Quais são os benefícios de usar um teste DISC?

Como já referido, os testes DISC são vantajosos tanto para as empresas como para os próprios trabalhadores. Mas em que sentido?

Os principais benefícios deste tipo de avaliações de personalidade são os seguintes:

  • Aumenta o autoconhecimento, permitindo detetar pontos fortes e fracos
  • Abre a porta a implementar mudanças positivas
  • Melhora o trabalho em equipa
  • Promove uma comunicação mais eficaz
  • Fortalece os serviços e o atendimento ao cliente
  • Permite gerir o negócio/operações com mais eficiência
  • Ajuda a resolver (e até a evitar) conflitos
  • Melhora a cultura da empresa (porque há uma compreensão maior das diferenças)
  • Ajuda a implementar estratégias para motivar e reter talentos nas empresas
  • Permite colocar os colaboradores nas funções onde podem ser mais produtivos
  • Reduz a rotatividade de colaboradores e a fuga de talentos.

Mas, num âmbito individual, até pode ajudar um trabalhador a entender se tem as características certas para exercer uma determinada área profissional. Vê que em certas profissões, há traços e comportamentos que são mais importantes do que outros.

Teste Adequação de Carreira

Estás na profissão certa? Faz o Teste de Personalidade “Adequação de Carreira”

O teste DISC ajuda as empresas e os trabalhadores

Este tipo de avaliação permite traçar perfis de personalidade e de comportamento que podem ajudar a tomar decisões importantes, tanto na vida como nas empresas.

Assim, através do teste DISC, as empresas podem ficar a conhecer as forças e as fraquezas dos seus colaboradores, o que facilita a sua gestão. Conhecendo melhor as pessoas que têm “nas mãos”, os gestores podem comunicar melhor com elas, atribuindo-lhes tarefas mais adequadas e motivando-os da melhor forma.

Isso vai garantir uma maior satisfação desses colaboradores e, assim, vão ser mais produtivos e sentir-se peças importantes na engrenagem da empresa. Portanto, a própria cultura empresarial sai reforçada graças a algo tão simples – mas não simplista – como um teste DISC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top