O Bombeador é um dos profissionais que atua em plataformas de perfuração e extração de petróleo e gás natural, mas também em refinarias. É ele o responsável por supervisionar e fiscalizar todas as áreas em que se processa a lama e é capaz de operar bombas de lama e cimentação.
Embora haja uma tentativa de mudança no setor energético, optando-se por alternativas renováveis, a verdade é que o petróleo ainda comanda a economia e as profissões ligadas a ele continuam a ser uma excelente opção.
O trabalho em plataformas de extração de petróleo e gás natural, assim como o trabalho em refinarias, não é fácil. No entanto, é muito recompensador. Quem atua nesta área garante que não viveria de outra forma, até porque é uma paixão imensa saber que são eles os responsáveis pela extração, produção e refino do chamado “ouro negro”.
Se esta é uma área que te atrai, então não deixes de ler este artigo e descobre tudo sobre a profissão de Bombeador.
O que faz um Bombeador?
O Bombeador trabalha na produção e no refino do petróleo e do gás natural. Atuando na perfuração e extração, ele é o responsável por supervisionar e fiscalizar todas as áreas do processamento de lama, assim como é ele que garante que essas áreas se mantêm limpas e arrumadas. É ele também que assegura a manutenção do equipamento usado.
Ao atuar em refinarias, o Bombeador é responsável por operar processos de refino de petróleo e gás natural, assim como preparar os equipamentos usados para realizarem serviços de manutenção.
Além disso, é ele que opera as bombas de lama e cimentação (e é desta tarefa em particular que deriva o nome da profissão).
Descobre ainda a profissão de Sondador (Driller)
Quais as suas funções
O Bombeador tem como principal função supervisionar e fiscalizar as áreas em que se processa a lama, assegurando que essas mesmas áreas estejam sempre limpas e arrumadas. É também sua função operar os processos de refino do petróleo e gás natural.
Além destas funções, ele tem várias tarefas no seu dia a dia, como assegurar que a manutenção dos equipamentos seja sempre feita de acordo com as normas e procedimentos técnicos. Atuando na área da perfuração, ele opera as bombas de lama e cimentação.
Podemos ainda referir que este profissional:
- Opera interfaces de controlo nos processos de produção e refino de petróleo e gás natural, como, por exemplo, sistemas digitais de controlo distribuído (SDCD)
- Usar ferramentas para controlar efluentes e produtos
- Fazer relatórios de ocorrência
- Participar de reuniões técnicas
Todas as suas tarefas devem prezar primeiro, sempre, pela segurança (não só a sua segurança, mas também a de todos os envolvidos no processo de produção e refino de petróleo e gás natural). Além disso, o Bombeador tem de garantir que os processos são desenvolvidos de acordo com as normas de saúde ocupacional e meio ambiente.
Antes de ires, vê também as profissões de Assistente de Sondador (Driller Assistant) e Torrista (Derrick Man)
Saídas no Mercado de Trabalho
O Bombeador pode trabalhar em indústrias de extração, produção e refino de petróleo e gás natural.
Em Portugal, embora existam refinarias, não há indústrias de extração e produção de petróleo e gás natural. Nesse sentido, se queres trabalho nesta área em particular, deves procurar oportunidades noutros países, como o Canadá, Noruega, Brasil e em países do Médio Oriente.
As empresas oferecem contrato de trabalho e geralmente o trabalho tem horário variável e por turnos (muitas vezes de 12 horas). Em plataformas off-shore, o Bombeador fica durante 15 dias (normalmente) na plataforma e outros 15 dias em terra. Apesar de ser um trabalho duro, os salários podem ser bastante atrativos.
Como entrar na carreira de Bombeador?
Para seguires a profissão de Bombeador, tens de ter o 12º ano completo (equivalente ao ensino médio no Brasil) e tens de ter qualificação profissional em operação de extração, produção e refino de petróleo e gás natural.
É importante que a certificação seja dada por instituições de formação profissional qualificada, ou então pela própria empresa (algumas empresas oferecem formação aos trabalhadores para que estes possam exercer funções em cargos superiores).
É comum começares como Homem de Área, seguindo depois para Plataformista e só depois comeces a trabalhar como ajudante. Só depois de 3 ou 4 anos de experiência é que passas a Bombeador principal.
Além da formação inicial, é fundamental que vás tendo sempre formações ao longo da tua carreira, pois estão sempre a ocorrer mudanças nos processos de produção e refino de petróleo e gás natural.
Onde estudar para Bombeador?
Como a indústria de extração e produção de petróleo e gás natural não é desenvolvida em Portugal, as formações na área são muito escassas. Já no Brasil, a oferta de qualificação profissional é alta e com qualidade. Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.
Portugal:
- Oil & Gas production overview – High Skills
- Petróleo e Gás – SGS
Brasil:
- Well Control – Seed Business Group
- Curso de perfuração de poços de petróleo em águas profundas – SQC Group
Gostavas de ser Bombeador na indústria da extração, produção e refino de petróleo e gás natural? Então procura boas formações que te abram portas no mercado de trabalho. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.