Já pensaste ser empregado de mesa? Achavas que esta profissão era fácil e que não precisavas de formação? Pois é! Os bons empregados de mesa precisam ter uma formação específica. Além disso, se quiseres seguir uma carreira na área, é fundamental que tenhas as habilidades e conhecimentos necessários.
Sem dúvida, o turismo trouxe novas perspetivas ao setor da restauração. As exigências são maiores e acompanham o aumento de turistas nas grandes cidades. Por isso, os donos de restaurantes, cafés, pastelarias, entre outros estabelecimentos, exigem mais dos seus empregados.
Se antes bastava decorar pedidos e servir os alimentos e bebidas sem deixar cair nada ao chão, hoje impõem-se outras habilidades. Por exemplo, falar inglês é quase obrigatório! Boa presença, boa comunicação, e organização são algumas das características que se valorizam nesta profissão.
Se estás a pensar seguir esta profissão, continua connosco e descobre tudo o que precisas saber antes de entrares na carreira de hotelaria!
O que faz um Empregado de Mesa?
O empregado de mesa serve os clientes que querem comer sentados nas mesas. No entanto, ele não faz só isso! Existe todo um trabalho por trás dos nossos olhos que é da sua responsabilidade.
Se quiseres seguir esta profissão, vais ter de preparar toda a sala de refeições antes mesmo dos primeiros clientes chegarem. A sala é preparada conforme as características do serviço que o estabelecimento oferece.
Por exemplo, se trabalhares numa pastelaria o serviço é diferente de um restaurante. Da mesma forma, a disposição da sala é diferente em restaurantes com pedido à la carte ou um restaurante com serviço de buffet.
Depois de preparares a sala, estudas a ementa do dia, a carta do restaurante, e a carta de vinhos e sobremesas. É importante teres todas as informações sobre os pratos que vão servir, os vinhos que têm na adega e as sobremesas. Se os clientes fizeram alguma questão, tens de estar com a resposta na ponta da língua!
O chefe de sala (o profissional que fica responsável por todos os empregados de mesa) organiza o trabalho entre todos os empregados de mesa e atribui tarefas a cada um. Por isso, antes de abrirem as portas, reúnem-se todos para receber essas informações.
Assim que as portas abrem e chegam os primeiros clientes, o empregado de mesa atende os clientes, anota os pedidos, faz sugestões de pratos e bebidas, e leva os pedidos para a cozinha. Quando os pedidos estiverem prontos, leva aos clientes. Também recolhe pratos, copos, talheres, assim como faz a limpeza das mesas.
Em determinadas situações, como empregados de mesa de eventos, com serviço de mesa, também ficam à frente dos serviços de cafetaria.
Além disso, são responsáveis por encaminhar as reclamações de clientes e também podem receber o valor do serviço.
Quais as suas funções
O empregado de mesa desempenha várias funções, mas podem ser um pouco diferentes dependendo do lugar onde trabalha. No entanto, de uma forma geral, podemos dizer que:
- Preparam a sala
- Preparam o serviço de mesa
- Recebem e atendem os clientes
- Servem os clientes à mesa
- Aconselham pratos e bebidas
- Tiram dúvidas de clientes
- Fazem a faturação dos serviços
Para fazeres bem este trabalho, precisas conhecer e cumprir com as regras de segurança e higiene do setor alimentar. É preciso saberes, por exemplo, os princípios de conservação de utensílios e equipamentos do estabelecimento, dos produtos alimentares, e das matérias-primas usadas.
O ideal é que conheças bem todas as características dos alimentos e bebidas que servem no estabelecimento, incluindo:
- Composição
- Valor nutricional
- Receitas (características como molhos, forma de confeção, entre outros)
Sem dúvida, ter boa comunicação é muito importante se quiseres ser empregado de mesa. Os clientes têm de entender aquilo que dizes, e têm de sentir simpatia por ti, para ganhares a confiança deles. Por isso, tens de saber normas e regras de acolhimentos aplicadas no estabelecimento, assim como o protocolo que tens de seguir.
Se trabalhas num restaurante, ou se vais trabalhar em empresas de eventos, por exemplo, também tens de saber:
- Vários processos de transformação dos alimentos, como, por exemplo, trinchar, descascar, flamejar, entre outros
- Empratar alimentos
- Servir vinhos (inclui decantar, abrir garrafas, manter a temperatura adequada, entre outros)
Se vais trabalhar numa zona turística, é fundamental teres informações sobre a região, como, por exemplo, tradições, atrações turísticas, gastronomia regional, factos históricos e culturais, entre outros.
Independentemente do estabelecimento, precisas de ter:
- Boa expressão oral
- Conhecimentos de cálculo, leitura e escrita
- Dinamismo
- Gosto por trabalho em equipa
- Boa memória
- Apresentação cuidada
Saídas no Mercado de Trabalho
Com o turismo, o mercado de trabalho na restauração está em alta. Por isso, facilmente encontras uma vaga de trabalho para empregado de mesa, especialmente nas grandes cidades e pontos turísticos.
Podes trabalhar em todos os estabelecimentos que sirvam comidas e bebidas à mesa, como, por exemplo:
- Cafés
- Pastelarias
- Restaurantes
- Hotéis
- Cervejarias
- Locais de eventos, como, por exemplo, quintas para casamentos
- Empresas de eventos
- Empresas de catering
- Hospitais
- Cafetarias
- Barcos de Cruzeiro
Como entrar na carreira de Empregado de Mesa
Para começares a trabalhar como empregado de mesa, não precisas ter nenhuma formação. No entanto, se a ideia é seguires nesta carreira, é importante tirares um curso profissional na área da hotelaria. Isso vai permitir-te crescer na carreira, com toda a certeza.
Onde estudar para Empregado de Mesa
Portugal:
Brasil:
Se queres trabalhar como empregado de mesa, então pensa mesmo em tirar um curso na área. Vai abrir-te muito mais portas e encontras oportunidades de trabalho muito melhores, com toda a certeza! Sucesso!
1 comentário em “Empregado de Mesa”
como jovem sem ainda muita experiência profissional que mais gostei é que se pode começar sem ter ainda uma formação e isso é um ponto de partida para ter independência financeira e começar a trabalhar,que menos gostei é o facto de ter que interagir muito com as pessoas, especificamente os clientes mas não é nada que não possa ser superado