Motorista de Pesados / Caminhoneiro

Motorista de pesados caminhoneiro

O Motorista de Pesados ou Caminhoneiro dedica-se à condução de camiões ou de outros veículos de grandes dimensões. Dá logo para perceber que é uma profissão muito exigente a nível físico e de responsabilidade.

A profissão de Motorista de Pesados tem muitas oportunidades. O transporte de mercadorias por terra, através de camiões, continua a ser muito usado.

Os Caminhoneiros também podem ter uma carreira internacional. Mas isso implica fazer rotas em longas distâncias, por exemplo, a transportar mercadorias.

Todavia, estes profissionais também podem manobrar máquinas e equipamentos ou dirigir tratores e reboques.

Quanto ganha um Motorista de Pesados

Não há uma resposta única à pergunta de quanto ganha um Motorista de Pesados. Pois isso depende sempre de diversos fatores, por exemplo, a experiência do profissional e o setor de atividade.

Assim, quanto mais perigos houver e quanta mais experiência tiver o motorista, melhor será o seu salário.

Em Portugal, o salário médio de um Motorista de Pesados ronda os 1200 euros. Contudo, o valor base pode ser inferior.

Mas os Motoristas de Pesados também recebem vários subsídios e complementos. As ajudas de custo para refeições e estadias, por exemplo, podem aumentar bastante o valor do salário no fim do mês.

Também há subsídios de risco e prémios de desempenho. Assim, o valor final do salário pode chegar aos 2 mil euros mensais nalguns setores.

Quanto ganha um Caminhoneiro

Também no Brasil o salário de um Caminhoneiro pode variar muito. E o setor de atividade é um dos fatores que contribui mais para isso.

Por exemplo, a força dos Sindicatos ajuda a que os salários sejam melhores nalgumas áreas.

A importância da estrutura sindical nota-se no caso dos “cegonheiros”. Estes profissionais fazem o transporte de veículos automóveis em reboques de dois pisos, com uma estrutura basculante. E podem ganhar valores bem interessantes!

Alguns sites especializados falam de um salário médio de 4,6 mil reais mensais líquidos.

O que faz um Motorista de Pesados ou Caminhoneiro

Os Motoristas de Pesados ou Caminhoneiros podem trabalhar para empresas de transporte de mercadorias no setor alimentar, industrial e químico, na construção civil ou na área automóvel, entre outros.

Os ditos Caminhoneiros urbanos podem dedicar-se também à recolha de resíduos e a serviços de guincho.

Uma das áreas onde os salários podem ser mais atrativos é no setor dos Motoristas de Pesados internacionais que realizam rotas de longo curso, viajando entre países.

Trata-se, contudo, de um setor muito desafiante porque se passam longos períodos fora de casa. E dorme-se, muitas vezes, à beira da estrada!

Por isso é uma profissão de desgaste rápido. Isto significa que quem quiser ser Motorista de Pesados ou Caminhoneiro precisa de ter grande resistência física.

Estes profissionais podem também ser carreteiros, graneleiros, tanqueiros, transportar cargas frigoríficas ou cargas de madeira, bem como cargas perigosas.

Agora que já tem uma ideia do que faz um Motorista de Pesados ou Caminhoneiro, fique a saber mais sobre as suas funções específicas…

Quais as suas funções

Um Motorista de pesados ou Caminhoneiro pode conduzir veículos pesados para transportar mercadorias, máquinas e equipamentos, ou para fazer cargas e descargas.

Também pode manobrar máquinas e equipamentos, por exemplo, na construção civil.

O seu papel pode estar ligado à distribuição internacional de cargas. Mas pode conduzir camiões frigoríficos para transportar coisas tão diferentes como morangos ou cadáveres.

Além disso, também tem que participar nas cargas e descargas do material. E precisa ainda de tratar de colocar as cargas nos camiões.

Um Motorista de Pesados também opera camiões basculantes para transportar automóveis. Portanto, falamos das “cegonhas”, aqueles veículos de dois pisos com um sistema movido por macacos hidráulicos.

Podem igualmente operar tratores e outros veículos similares, para movimentar cinzas, carvão, escórias, gesso, entre outros.

Os Motoristas de Pesados ou Caminhoneiros precisam ainda de cuidar de toda a documentação de carga e de descarga das mercadorias que transportam.

Além disso, precisam de ter conhecimentos de mecânica, para responder a possíveis avarias na estrada.

E têm igualmente de ter conhecimentos das normas de higiene e segurança no trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

A procura por Motoristas de Pesados ou Caminhoneiros tem sido constante. E, portanto, estão sempre a aparecer oportunidades de trabalho.

Mas é uma profissão difícil que requer formação específica e grande capacidade física e resistência emocional. Desta forma, há sempre profissionais a sair, o que abre a porta a novas entradas.

Na hora de encontrar emprego, ajuda muito ter formação específica. Todavia, precisas de cumprir os requisitos obrigatórios de que falaremos já de seguida.

Em termos de escolaridade, costuma bastar a mínima obrigatória. Contudo, para trabalhar com materiais perigosos convém ter mais conhecimentos.

Ter disponibilidade para viajar é sempre importante. Além disso, dominar várias Línguas, como, por exemplo, Espanhol, Francês e Inglês, é uma vantagem para ter uma carreira internacional.

Espreita, já a seguir, o que é preciso cumprir para se ser Motorista de Pesados ou Caminhoneiro.

Como entrar na carreira de Motorista de Pesados ou Caminhoneiro

Para ser Motorista de Pesados ou Caminhoneiro não basta saber conduzir! Além disso, precisa de mais do que só a carta de condução normal.

Assim, de forma breve, vamos explicar-te quais são os requisitos necessários para exercer a profissão.

O que é preciso para ser Motorista de Pesados em Portugal?

Vamos de seguida apresentar os principais requisitos que é preciso cumprir para ser Motorista de Pesados em Portugal:

  • 1. Ter 21 anos ou mais e carta de condução nas categorias C (pesado de mercadorias) e CE (pesado de mercadorias da categoria C com reboque ou semirreboque).
  • 2. Ter 18 anos ou mais e carta de condução C1 (pesado de mercadorias com peso bruto que não exceda 7500kg) e C1E (pesado de mercadorias da categoria C1E com reboque ou semirreboque).
  • 3. Ter o Certificado de Aptidão para Motorista (CAM).
  • 4. Ter a Carta de Qualificação de Motorista (CQM).

Para ter o CAM e o CQM é preciso frequentar formações reconhecidas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

O CAM e o CQM são obrigatórios para os Motoristas de Pesados em Portugal. Mas só têm uma validade de 5 anos, pelo que é necessário renová-los com novas formações.

  • 4. Ter o Cartão Tacográfico ou Cartão de Tacográfo. Este cartão pessoal inclui um chip que regista a identificação do condutor e recolhe os dados da sua condução. Algumas empresas exigem-no para contratar.

O cartão é inserido no tacógrafo digital que é obrigatório nos veículos de transporte de pesados. O objetivo do seu uso é funcionar como uma boa prática de segurança.

  • 5. Demonstrar aptidão física com atestado médico e um relatório de avaliação física.
  • 6. Demonstrar aptidão mental com um atestado de avaliação psicológica e um relatório de avaliação mental.

Como ser Motorista de Mercadorias Perigosas?

É preciso ter formação específica para fazer o transporte de mercadorias perigosas, além de cumprir os critérios gerais para a profissão.

Mas para garantir todas as condições de segurança, tens que obter a certificação ADR que é obrigatória.

A obtenção desta certificação exige a frequência de um curso específico para o efeito.

Para o transporte de materiais petrolíferos tens também de cumprir o Acordo sobre Segurança Rodoviária Acrescentada (ASRA) que inclui formação nas seguintes áreas:

  • Condução defensiva
  • Condução em situação de emergência
  • Manuseamento de produtos petrolíferos
  • Noções básicas de socorrismo
  • Conhecimentos de combate a incêndios.

Contudo o IMT deve certificar essas formações, bem como emite o certificado de habilitação para o transporte de mercadorias perigosas.

A obtenção desse certificado faz-se depois de um exame final efetuado pelo IMT.

O que é preciso para ser Caminhoneiro no Brasil?

Confirma as exigências que tens que respeitar para ser Caminhoneiro no Brasil:

  • 1. Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a condução na categoria adequada, conforme o veículo pesado a conduzir:
    • Categoria C – veículos de carga com peso bruto acima de 3.500 kg.
    • Categoria D – veículos com lotação de 8 passageiros ou mais; mas também serve para conduzir veículos da categoria C e para o transporte de carga perigosa.
    • Categoria E – veículos com reboque ou semirreboque com um peso bruto de 6.000 kg; mas também serve para dirigir caminhões bi ou triarticulados.
  • 2 .É preciso fazer cursos especiais para certos tipos de cargas, por exemplo, o transporte de combustíveis.
  • 3. Transporte de cargas perigosas requer a obtenção do certificado MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos através de formação específica.
  • 4 . Realizar exames médicos à condição física e psicológica e efetuar testes toxicológicos.

E o que fazer para ser Caminhoneiro em Portugal?

Muitos brasileiros sonham com arranjar emprego na Europa. Para quem é Caminhoneiro no Brasil, entrar no velho continente pela porta de Portugal é uma boa ideia. E a Língua facilita!

Mas para seres Caminhoneiro em Portugal, precisas, antes de mais, de ter um atestado de residência válido no país.

Também tens de substituir a Carta de Motorista brasileira pela portuguesa.

Essa substituição exige um documento do DETRAN (Departamento de Trânsito do Estado) da tua área de residência no Brasil a confirmar a autenticidade da Carteira de Motorista.

Tens que apresentar esse documento no IMT em Portugal.

Depois, precisas de fazer um curso para obter o Certificado de Aptidão para Motorista (CAM).

O CAM é obrigatório em Portugal e no resto da Europa. Portanto, se quiseres ser motorista de pesados ou caminhoneiro precisas de o ter!

Como obter a Licença Internacional de Condução

A Licença Internacional de Condução é obrigatória em vários países da União Europeia e não só. Além disso, serve tanto no caso de Motoristas de Mercadorias como para os condutores de viaturas de aluguer.

Esta licença de condução internacional pode ser pedida no IMT e para a obter é preciso apresentar:

  • Carta de Condução válida
  • Documento de identificação
  • Número de Identificação Fiscal
  • Fotografias tipo passe, a cores
  • Formulário próprio disponibilizado pelo IMT.

Contudo, além desta licença, é preciso ainda conhecer as condições específicas de cada país, pois podem ser necessários outros documentos.

Onde estudar para motorista de pesados ou caminhoneiro

Como ficou patente acima, para ser Motorista de Pesados ou Caminhoneiro é preciso ter formação profissional específica e reconhecida.

Portanto, para dares os primeiros passos na carreira, procura conhecer quais são as entidades certificadas que dão formação nesta área.

É conveniente que escolhas opções mais práticas e vocacionadas para a integração no mercado de trabalho. Mas tem em atenção que estejam devidamente certificadas.

Espreita, de seguida, algumas opções de onde estudar para motorista de pesados ou caminhoneiro…

Portugal:

Brasil:

Está certo de que quer mesmo ser Motorista de Pesados ou Caminhoneiro? Prepare-se para as longas horas de viagem, longe da família, com noites mal dormidas e muita solidão. Mas, em compensação, se gosta mesmo de conduzir, será o seu sonho realizado.

inderi adsense aqui

Ofertas de emprego Motorista de Pesados / Caminhoneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top