Ser Motorista de Táxi não é para todos. Além do profissionalismo inerente à profissão e do grau de responsabilidade associado, é preciso ter qualidades pessoais como a simpatia e uma boa apresentação para se dar bem no trabalho. Ainda assim, há mais detalhes que precisa de ter em conta…
A profissão de Motorista de Táxi é uma boa opção de emprego para quem não gosta do trabalho de escritório, nem de cumprir horários muito rígidos. Contudo, é preciso considerar os custos associados a essa realidade.
É uma atividade desafiante que exige dos profissionais muito empenho e paciência! Imagine ter de passar longas horas a conduzir, enfrentando filas de trânsito e clientes que não querem atrasar-se…
Assim, é bom que comece por avaliar se tem as características pessoais e humanas necessárias para a tarefa. Ser simpático e prestável são condições essenciais para lidar com os passageiros. Mas há ainda outra condição muito importante para se ser taxista. Estamos a falar de manter uma boa apresentação.
Além disso, precisa de ter uma condução irrepreensível, com respeito pelas regras de trânsito.
Quanto ganha um Motorista de Táxi
O valor dos ordenados de um Motorista de Táxi pode variar muito conforme vários fatores, nomeadamente a cidade onde ele trabalha.
Quando se trabalha para uma empresa, o salário base de um taxista, em Portugal, não é muito alto. Porém, os profissionais também recebem diversos subsídios, como, por exemplo, subsídio de refeição e subsídio noturno. Assim, o valor mensal já fica mais confortável.
Se o taxista trabalhar por conta própria, pode ganhar mais. Contudo, neste caso, também tem mais gastos com a manutenção e com a obtenção do alvará necessário para conduzir um táxi.
O que faz um Motorista de Táxi
O trabalho de Motorista de Táxi é mais do que apenas conduzir um carro com passageiros no interior, rumo a um certo destino, uma vez que implica outras tarefas mais abrangentes.
Um bom taxista é, no fundo, um anfitrião e um cicerone, pois cabe-lhe acolher os seus clientes com um espírito positivo, ajudando-os na deslocação entre locais.
Mas, para lá dessa tarefa concreta, o Motorista de Táxi também deve ser capaz de resolver problemas que possam surgir – estamos a falar, por exemplo, de complicações de trânsito ou da dificuldade em encontrar uma determinada morada.
Deve igualmente ter boas capacidades de comunicação e de relacionamento com os demais. Da mesma forma, é importante que se apresente como uma pessoa afável e em quem se pode confiar para conquistar os clientes.
Venha daí entender mais em detalhe quais são as principais funções de um taxista…
Quais as suas funções
A tarefa fundamental de um Motorista de Táxi é deslocar passageiros de um ponto até outro. Mas ele pode também ser chamado a desempenhar outras funções.
Assim, caberá a um taxista ajudar os passageiros a carregaram as suas bagagens e a guardá-las devidamente na mala do seu táxi. Consequentemente, terá também de ajudar a descarregá-las.
Quando os clientes forem pessoas idosas ou com incapacidades físicas, também pode ter que os auxiliar na deslocação para o táxi.
Além disso, também pode ser chamado a dar dicas de locais turísticos a visitar, especialmente por parte de turistas, pelo que será uma mais-valia se dominar Línguas.
Porém, se trabalhar por conta própria, terá igualmente que abraçar tarefas burocráticas relacionadas com o funcionamento do serviço, por exemplo, as questões de contabilidade e/ou de inspeções e manutenções relacionadas com a viatura.
Saídas no Mercado de Trabalho
O trabalho de Motorista de Táxi é uma profissão de utilidade pública de grande responsabilidade. Assim, o setor é regulado por leis e critérios apertados. Portanto, nem qualquer pessoa pode pegar num táxi e começar a trabalhar por aí. É preciso cumprir requisitos que abordaremos já de seguida.
Um taxista pode trabalhar por conta própria ou para uma empresa de táxis. Mas fique a conhecer, de seguida, o que precisa de fazer para ser taxista…
Como entrar na carreira de Motorista de Táxi
O primeiro passo para ser Motorista de Táxi é ter a carta de condução adequada para o veículo que vai conduzir, mas não basta só isso.
Venha perceber o que tem de fazer para exercer a profissão…
Certificação de Motoristas de Táxi em Portugal
Atente já de seguida nos critérios que é preciso cumprir para poder exercer a profissão de taxista:
- Escolaridade mínima obrigatória
- Carta de condução da categoria B com averbamento da classificação no grupo 2
- Dominar a Língua Portuguesa
- Certificado de Registo Criminal “limpo”
- Concluir curso de formação aprovado pelo IMT
- Certificado de Motorista de Táxi (CMT) que é emitido pelo IMT
Certificação de Motoristas de Táxi no Brasil
A prestação de serviços de táxi deve respeitar as legislações federal e municipal. Assim, deve procurar informar-se sempre das normas específicas da área geográfica onde pretende exercer a profissão.
A título de exemplo, saiba que ser motorista de táxi na cidade de São Paulo exige a inscrição no Cadastro Municipal de Condutores de Táxi – CONDUTAX.
Todavia, esta inscrição só é possível depois de fazer o Curso de Formação para Motoristas de Táxi em entidades reconhecidas pelo Departamento de Transportes Públicos – DTP/SMT.
Na maioria dos Estados, os documentos necessários para tirar ou renovar a licença de taxista no Brasil são os seguintes:
- Carta Nacional de Habilitação na categoria adequada
- Certificado de curso do Sest/Senat
- Comprovante de residência
- Atestado médico
- Certidão nada consta criminal (TJDFT)
- Certificado de débitos do GDF
- Certidão trabalhista (TST)
- Declaração de regularidade do INSS ou MEI
Como começar seu próprio negócio
O primeiro passo para poder começar a trabalhar como Motorista de Táxi por conta própria é conhecer muito bem a zona onde pretende atuar. Mas esse será só meio caminho andado para ter sucesso.
Em segundo lugar, deve procurar entender a legislação específica que possa existir nessa região para a regulação dos serviços de transporte de passageiros por táxi.
Num terceiro momento, terá de ter um veículo próprio e tratar de todas as autorizações legais necessárias para que ele possa circular como táxi, designadamente licenças e alvarás municipais.
Numa quarta fase, prepare-se como Motorista de modo a ter todos os documentos necessários, uma vez que para exercer a profissão tem de ter formação específica e certificação adequada.
Onde estudar para Motorista de Táxi
Há várias entidades que promovem, regularmente, formações para taxistas. Contudo, tenha o cuidado de escolher entidades devidamente certificadas pelas autoridades de transporte respetivas.
Continue a leitura para conhecer algumas opções de formação que ajudam a tomar as primeiras decisões para enveredar por esta profissão…
Portugal:
- CMT – Certificação de Motoristas de Táxi (Inicial e Renovação)
- Formação Inicial para motorista de táxi
Brasil:
Após a leitura deste texto, esperamos que tenha tirado as suas principais dúvidas. Contudo, estas dicas só em parte ajudam a tomar decisões para o futuro, sendo apenas um primeiro contacto com a realidade da profissão de Motorista de Táxi.
Mas é mesmo este o caminho que deseja? Meta-se à estrada para saber tudo sobre a profissão. Ficamos a torcer pelo seu sucesso!
1 comentário em “Motorista de Táxi”
Sou taxista aqui no Brasil e gostaria de comprar uma licença para rodar em Portugal ( já trabalho na profissão a 32 anos) amo o que faço.