Técnico de Eletrotecnia

técnico de eletrotecnia

O técnico de eletrotecnia, ou técnico em eletrotécnica, é o profissional responsável por instalar, reparar e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos elétricos. Ele atua, portanto, nas áreas da eletricidade, automação e eletrónica, as quais têm bastante empregabilidade atualmente.

Conhecer bem todos os materiais, componentes e equipamentos é fundamental para desempenhar um bom trabalho em eletrotecnia. Portanto, esta é uma profissão perfeita para todos os que são apaixonados e curiosos por equipamentos elétricos.

Se esse é o teu caso, então continua connosco e descobre o que faz um técnico de eletrotecnia, quais as tarefas que ele desempenha no seu dia a dia, as possíveis saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Técnico de Eletrotecnia?

O técnico de eletrotecnia faz a instalação, reparação e manutenção de equipamentos elétricos. Assim, ele conhece bem todos os materiais e componentes dos equipamentos e máquinas, de forma que possa instalá-los e repará-los corretamente e sempre respeitando as normas de higiene e segurança.

Este profissional trabalha com equipamentos, máquinas e instalações elétricas de utilização, baixa e média tensão. Também pode trabalhar com instalações e equipamentos de distribuição de energia elétrica, telecomunicações, força motriz, automatização, entre outras.

Além da instalação de materiais e equipamentos elétricos, o técnico de eletrotecnia também efetua manutenções corretivas e preventivas desses equipamentos elétricos/eletrónicos. Para tal, ele usa técnicas, tecnologias e instrumentos que se adequam às necessidades, de forma que os equipamentos e instalações fiquem a funcionar corretamente.

Este técnico também presta assistência técnica aos seus clientes, procedendo a reparações ou esclarecendo as dúvidas existentes.

Quais as suas funções?

O técnico de eletrotecnia tem como principais funções realizar a manutenção, instalação e reparação de máquinas e equipamentos elétricos. Nesse sentido, ele desempenha uma série de tarefas no seu dia a dia de trabalho, entre as quais se destacam, por exemplo:

  • Escolher os componentes, assim como os materiais necessários para a instalação e reparação de equipamentos elétricos
  • Avaliar anomalias de funcionamento
  • Encontrar causas possíveis para avarias
  • Ler e interpretar os manuais técnicos, esquemas, entre outros documentos fornecidos pelos fabricantes de equipamentos, materiais e componentes
  • Fazer a manutenção e correção de equipamentos e materiais, seguindo sempre as instruções do fabricante
  • Fazer a instalações de baixa e média tensão de alimentação, sinalização e comando
  • Ajudar e orientar operações de manutenção e reparação de equipamentos elétricos
  • Prestar assistência técnica
  • Desenvolver relatórios técnicos
  • Preencher documentos técnicos

Todas estas tarefas são feitas de acordo com as normas e regulamentos da atividade profissional, assim como com as normas de higiene e segurança no trabalho e com as de proteção ambiental.

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico de eletrotecnia encontra várias oportunidades de trabalho atualmente, até porque não há muitos profissionais qualificados nesta área profissional. Assim, se seguires esta carreira, poderás encontrar emprego como:

  • Técnico de manutenção de sistemas e automatismos industriais
  • Instalador de sistemas eletrónicos
  • Técnico de instalações elétricas
  • Instalador de infraestruturas de telecomunicações
  • Técnico reparador de sistemas elétricos e eletrónicos (baixa ou média complexidade)

São muitas as áreas do mercado de trabalho que necessitam dos serviços dos técnicos em eletrotécnica, como:

  • Agências responsáveis pelo controlo de qualidade e manutenção de sistemas elétricos
  • Prestadores de serviços de telecomunicações
  • Indústria de fabrico de sistemas e/ou equipamentos elétricos
  • Empresas de construção civil
  • Indústrias metalúrgicas
  • Indústria automóvel

Como entrar na carreira de Técnico de Eletrotecnia?

Para seguires a profissão de técnico de eletrotecnia em Portugal, tens de concluir o curso profissional de Eletrotecnia (equivalente ao ensino secundário completo). Para entrares neste curso, tens de ter o 9º ano de escolaridade completo e não podes ter mais do que 19 anos de idade.

No final do curso, é-te conferido o Diploma de Qualificação Profissional de nível 4, permitindo-te atuar como técnico de eletrotecnia. Podes também seguir os estudos e candidatares-te ao Ensino Superior, uma vez que este diploma te permite o acesso ao mesmo.

No Brasil, para seguires esta carreira, deves fazer o curso de Técnico em Eletrotécnica. Para frequentares este curso basta teres o Ensino Médio completo. Depois de concluído o curso, tens de fazer o registo no Conselho Federal de Técnicos Industriais (CFT).

Onde estudar para Técnico de Eletrotecnia?

Como vimos, para seres técnico de eletrotecnia, tens de fazer o curso técnico e profissionalizante em Eletrotecnia. Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas das várias opções possíveis.

Portugal:

curso electrotecnica

Brasil:

  • Curso Técnico em Eletrotécnica – SENAI; CPET

Se gostavas de te tornar técnico de eletrotecnia, procura uma escola que te ofereça uma boa formação e, preferencialmente, com estágio incluído, para que possas ganhar experiência antes de entrares no mercado de trabalho. Dedica-te, pois vai valer a pena. Sucesso!

inderi adsense aqui

Ofertas de emprego Técnico de Eletrotecnia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top