Procuras desculpas para faltar ao trabalho? Tens mesmo de ler isto

Mulher loira deitada na cama à procura de desculpas para faltar ao trabalho.

Estás a pensar em desculpas para faltar ao trabalho? Este é um dilema que muitas pessoas vivem, mas, afinal, há solução? Há, mas pode não ser a que esperas encontrar…

Já todos passamos por aqueles dias de desmotivação, ou de preguiça, onde só pensamos nas melhores desculpas para faltar ao trabalho. É quase natural que isso aconteça. Mas quando esse tipo de pensamento é recorrente, nunca é bom sinal.

Uma coisa é a falta de motivação momentânea que pode acontecer a qualquer um e em qualquer altura. Contudo, quando, de forma recorrente, te é difícil ter vontade de ir para o trabalho, é porque algo está errado – contigo ou com o trabalho!

Neste caso, deves ponderar se o ideal não será procurar outro rumo para a tua vida profissional. Em vez de desculpas para faltar ao trabalho será que não precisas antes de um novo desafio?

Esta ideia pode parecer-te demasiado radical, mas faz todo o sentido perante uma desmotivação contínua para trabalhar.

É natural que tenhas receio de mudar, até porque os bons empregos não “caem do céu”. Mas acredita que estás sempre a tempo de melhorar a tua vida e de mudar de carreira.

Entre as melhores desculpas para faltar ao trabalho e as piores

Há alturas em que faltar ao trabalho é mesmo necessário, nomeadamente quando surgem certos imprevistos que não podemos controlar. Neste caso, estamos perante justificações válidas que devem merecer a compreensão da entidade empregadora.

Mas o que é, então, uma boa desculpa para faltar ao trabalho? É algo que seja verdadeiro e que justifique a tua ausência do local de trabalho.

Estamos, portanto, a falar de situações extremas em que estejas mesmo obrigado a faltar. Não se trata de mentir ao “chefe”, mas simplesmente de não poder mesmo ir ao trabalho, seja por razões físicas ou emocionais.

As 6 melhores desculpas para faltar ao trabalho

As ausências ao trabalho podem ser justificadas de várias formas e, conforme as políticas internas de cada empresa, têm mais ou menos aceitação. Claro que, na maioria dos casos, terás um desconto no salário devido a essa falta. Mas, em algumas situações, isso pode nem acontecer.

Neste âmbito, algumas das mais legítimas desculpas para faltar ao trabalho são as seguintes:

  • 1. Doença do próprio trabalhador
  • 2. Acidentes de viação ou domésticos
  • 3. Morte de um familiar
  • 4. Doença de um filho
  • 5. Avaria no carro
  • 6. Consulta médica.

A maioria destas situações está prevista na lei e, portanto, o trabalhador tem direito a estas ausências justificadas ao trabalho.

Em caso de doença, por exemplo, a Segurança Social assume os encargos salariais durante o período em que o trabalhador esteja doente – caso este tenha descontos atualizados. O mesmo se pode aplicar nos casos de doença do trabalho, por exemplo.

Para lá destas razões, há ainda outras circunstâncias excecionais que podem justificar que entres mais tarde, ou saias mais cedo do trabalho, tais como:

  • Reuniões ou eventos escolares dos filhos
  • Acontecimentos familiares especiais
  • Formações ou participação em workshops
  • Obrigações legais ou militares.

Em qualquer caso, o ideal é sempre ser honesto com a entidade empregadora. Também se deve avisar o quanto antes, para que haja um planeamento para te substituir.

No caso de desempenhares funções diárias e essenciais, deves também passar as orientações necessárias para que o teu trabalho seja feito por outra pessoa.

E se não tiver desculpas convincentes para faltar ao trabalho?

Como já sublinhamos, há ausências que são perfeitamente justificáveis e que, portanto, recolhem aceitação das entidades empregadoras. Contudo, há outros casos de abuso em que as pessoas procuram, simplesmente, pretextos para faltarem – e, em alguns casos, é mesmo óbvio!

Algumas das piores desculpas para faltar ao trabalho são as seguintes:

  • Estar com sono e cansado depois de uma noite mal dormida
  • Ressaca
  • Despertador que não tocou
  • Falta de vontade
  • Esquecimento.

Para lá destes pretextos que, claramente, são um erro, também é suspeito se estiveres sempre a ficar doente ou com o carro avariado.

Claro que podes ser uma pessoa muito azarada! Mas vais levantar suspeitas junto dos teus “chefes” se estiveres sempre a usar os mesmos argumentos. Não haverá dúvidas do que estás a tentar fazer e isso será péssimo para a tua imagem como trabalhador.

Mais uma vez, se o teu problema for a falta de motivação, pensa seriamente em mudar de emprego. Há muitas profissões para mudar de carreira que são adequadas para todo o tipo de pessoas e de qualificações.

Se estás sempre em busca de desculpas para faltar ao trabalho, mais vale abrires os teus horizontes e procurares um caminho onde sejas realmente feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top