Testes Psicotécnicos: O que são e quais existem?

Técnico de Manutenção de Equipamento de Cinema

Os testes psicotécnicos são testes usados para avaliar determinadas competências, habilidades e qualidades pessoais. Por essa razão, muitos recrutadores aplicam estes testes para selecionarem os melhores candidatos para as suas vagas de emprego.

Estes testes também são usados no ensino, os quais têm como objetivo perceber quais as áreas de estudo mais adequadas para o aluno. Neste caso, estes também são chamados de testes vocacionais.

Algumas universidades também aplicam exames psicotécnicos para a entrada de estudantes em determinados cursos, constando dos pré-requisitos de entrada.

Vê aqui quais os diferentes tipos de testes psicotécnicos e onde podes encontrar alguns online para treinar.

O que são Testes Psicotécnicos e como funcionam?

Os testes psicotécnicos, ou exames psicotécnicos, são testes que avaliam o perfil da pessoa que os realiza (pode ser um candidato a uma vaga de emprego, a uma universidade, ou um estudante que quer descobrir qual a sua vocação).

Assim, estes testes são capazes de determinar quais as aptidões de uma pessoa, podendo avaliar-se essas aptidões em contextos específicos, dependendo do objetivo desses testes.

Eles consistem num conjunto de perguntas e exercícios que vão indicar quais as principais características de personalidade de quem responde. Podem ser muito diversos, desde verbais, a numéricos, ou até de situações reais.

Regra geral, estes testes têm um tempo limite para serem realizados, pois desta forma conseguimos perceber como a pessoa reage numa situação de stress.

De entre vários aspetos avaliados nos testes, podemos destacar aqui:

  • Traços de personalidade
  • Habilidades
  • Aptidões
  • Capacidade de gestão de tempo
  • Velocidade de raciocínio
  • Reações em situações de pressão
  • Tolerância à frustração
  • Reação perante ansiedade

Tipos de Exames Psicotécnicos

Existem vários tipos de exames psicotécnicos. No entanto, aqueles que são mais usados pelas entidades empregadoras e por instituições de ensino são os testes de:

  • Cálculo numérico
  • Aptidão e compreensão verbal
  • Raciocínio lógico
  • Atenção e perceção
  • Resistência à fadiga
  • Capacidade de método
  • Memória e retenção visual
  • Emoção
  • Myer-Briggs
  • 16PF
  • Moss
  • DISC
  • Cleaver

Vejamos cada um destes em maior detalhe.

Testes de cálculo numérico

Os testes de cálculo numérico são usados para perceber o nível de agilidade mental, capacidade de raciocínio matemático e velocidade de raciocínio do candidato.

Eles têm um tempo limite de conclusão e incluem uma série de operações matemáticas, as quais vão tendo a sua dificuldade aumentada de forma progressiva ao longo dos testes.

Encontramos, portanto, exercícios matemáticos diversos, como somas, subtrações, divisões, multiplicações e resolução de problemas aritméticos.

Testes de aptidão e compreensão verbal

Este teste psicotécnico tem como objetivo avaliar os níveis de conhecimentos linguísticos do candidato. É, então, um teste muito pertinente para vagas de liderança, assim como para cargos que são marcadamente de contacto com o público.

Os testes de aptidão e compreensão verbal incluem vários exercícios compostos de palavras, nos quais temos de perceber qual a relação existente entre as diferentes palavras apresentadas.

Testes de raciocínio lógico

Estes exames psicotécnicos têm como objetivo medir a capacidade de raciocínio lógico do candidato. São, muitas vezes, usados em complemento dos testes de cálculo numérico, embora possam ser aplicados em conjunto com outros testes psicotécnicos e de forma independente.

Os testes de raciocínio lógico podem incluir questões muito diversas, com vários cenários, como, por exemplo, desenhos, fichas de dominó, figuras e formas geométricas, entre outras.

Testes de atenção e perceção

Os testes de atenção e perceção são extremamente úteis, uma vez que estes medem a aptidão do candidato tanto para os números, como para as letras.

Além disso, estes são capazes de avaliar a rapidez e a perceção do candidato ao realizar uma determinada tarefa, assim como perceber a atenção dada ao detalhe e pormenor.

Testes de resistência à fadiga

Estes exames psicotécnicos permitem perceber a capacidade do candidato para realizar tarefas que são, notoriamente, monótonas, mas que necessitam de atenção contínua.

São muito úteis para vagas de emprego de secretaria, por exemplo, uma vez que conseguem determinar rapidamente qual o rendimento do candidato na execução de tarefas monótonas e que requerem a discriminação de símbolos com facilidade.

Testes de capacidade de método

Estes testes avaliam a capacidade que o candidato tem em realizar as tarefas com um método eficaz. Assim, são excelentes para perceber se um candidato é organizado e metódico.

Incluem, regra geral, listas de letras e números para serem ordenados de várias formas, como alfabeticamente, do maior para o menor, entre outras ordens.

Testes de memória e retenção visual

Os exames psicotécnicos de memória e retenção visual são muito utilizados pelas instituições de ensino, uma vez que eles avaliam a capacidade do candidato em memorizar dados com rapidez.

Estes também se mostram muito úteis para cargos que envolvem decorar números de telefones de clientes e fornecedores, por exemplo.

Os testes de memória e retenção visual incluem questões de memorização de palavras e números, por exemplo.

Testes de emoção

Os testes de emoção medem a motivação dos candidatos, assim como as suas habilidades interpessoais e traços de personalidade e caráter. Estes exames psicotécnicos são divididos em três grupos distintos:

  • Questionários de personalidade – Abordam temas que avaliam opiniões pessoais, atitudes, comportamentos e sentimentos
  • Questionários de interesse – Estes têm como objetivo medir o interesse e motivação dos candidatos, assim como avaliar áreas profissionais que mais cativam o candidato
  • Testes projetivos – Obrigam o candidato a reagir perante uma situação adversa, de forma a perceber impulsos e instintos do candidato, revelando a sua personalidade

Myers-Briggs

O indicador Myers-Briggs (MBTI) permite perceber a personalidade do candidato. Para tal, ele tem em consideração quatro categorias: Sensorial / Intuição, Introversão / Extroversão, Racionalidade / Sentimento e Julgamento / Perceção.

Assim, temos estes quatro pares dicotómicos, os quais avaliam a nossa forma de agir e pensar, resultando em dezasseis tipos de personalidade distintas.

Questionário de dezasseis fatores de personalidade (16PF)

Criado ainda na década de 40 do século XX, pelo psicólogo Raymond Cattell, este exame psicotécnico consiste em 170 perguntas, as quais permitem identificar as 16 características primárias que todos temos, mas em diferentes graus, como, por exemplo:

  • Abertura à mudança
  • Afabilidade
  • Apreensão
  • Atrevimento
  • Dominância
  • Estabilidade
  • Perfecionismo
  • Raciocínio
  • Sensibilidade

Teste de Moss

Este teste é muito usado em contexto de trabalho, principalmente quando estamos a recrutar para cargos intermédios e superiores de gestão, executivo ou que envolva tomada de decisões.

Permite avaliar como reagimos em determinadas situações que envolvem a liderança e supervisão de pessoas, assim como avaliar as nossas reações e capacidades no controlo de determinadas situações e circunstâncias.

O Teste de Moss, os Teste Moss, tem a duração máximo de 20 minutos e é composto por 30 questões, as quais envolvem situações distintas e baseadas em cinco categorias:

  • Capacidade de impor limites
  • Habilidades de supervisão
  • Resolução de conflitos
  • Senso comum
  • Tomada de decisão

Perfil comportamental DISC

Desenvolvido pelo psicólogo Walter Vernon Clarke, baseado na teoria de William Marston, o perfil comportamental DISC avalia traços comportamentais, os quais são incluídos em quatro tipos distintos: analista, comunicador, executor e planeador.

Existem versões deste teste mais específicas, as quais permitem perceber como um candidato iria reagir ou atuar numa situação em particular.

Teste de Cleaver

O Teste de Cleaver assenta em quatro pilares: confiança, influência social, perseverança e valores morais. Partindo destes quatro pilares, este teste permite avaliar a personalidade do candidato, fazendo-nos prever como este reagiria em determinadas situações e circunstâncias.

Este exame psicotécnico também nos permite perceber como uma determinada pessoa agiria em situações do dia a dia, situações de stress, assim como nos permite avaliar o seu nível de motivação.

Testes Psicotécnicos para treinar online

Uma das formas mais eficazes de estarmos preparados para os testes psicotécnicos é treinando. Sem dúvida, a prática leva à perfeição e com os exames psicotécnicos não é diferente (exceto aqueles que avaliam a nossa personalidade, os quais não têm respostas corretas).

Assim sendo, para teres bons resultados nestes testes, aconselhamos-te a treinares bastante. Felizmente, existem já vários sites com testes psicotécnicos para treinar online grátis. Podemos dizer aqui, por exemplo:

Se queres realizar testes psicotécnicos de personalidade ou testes vocacionais, o Guia das Profissões disponibiliza uma série de testes online gratuitos, com resultados enviados automaticamente, os quais te permitem saber também as profissões que mais se adequam ao teu perfil comportamental e personalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top