Nutricionista Desportivo

nutricionista desportivo

O nutricionista desportivo é um profissional formado em nutrição e especializado em desporto capaz de ajudar os atletas (profissionais ou amadores) a obterem o melhor rendimento possível.

Quando ouvimos a palavra “nutricionista” pensamos automaticamente em dietas rígidas e uma vida sem emoção ou muito restritiva. No entanto, este profissional não pode ser atrelado a estas imagens negativas. A verdade é que qualquer nutricionista trabalha para que os seus clientes se sintam satisfeitos com o seu corpo, mas que também tenham prazer ao se alimentarem.

No caso dos nutricionistas desportivos, os objetivos vão mais além, pois é preciso montar um cardápio que forneça calorias e nutrientes suficientes para que os atletas possam dar o seu melhor durante os treinos e competições.

Se és apaixonado por fitness e se adoras a área da nutrição, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas. Fica connosco e descobre o que faz este profissional, como é o seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras dicas para entrares nesta belíssima carreira.

Vamos?

O que faz um Nutricionista Desportivo?

O nutricionista desportivo é o profissional que realiza o acompanhamento nutricional de atletas e equipas desportivas. Sem dúvida, ele desempenha um papel muito importante no desempenho individual dos atletas, até porque a alimentação é peça-chave para o sucesso em qualquer desporto.

Este nutricionista é especialista em necessidades nutricionais de atletas e trabalha no sentido de criar consciência nestes últimos sobre as suas próprias necessidades, não só para que se mantenham saudáveis, mas também para conseguirem dar o melhor de si durante os treinos e em competições.

Além disso, ele desenvolve planos de refeições individualizados, de forma a que cada atleta obtenha da sua alimentação tudo o que precisa para as suas atividades diárias, incluindo a atividade desportiva. Pode também elaborar planos para refeitórios de espaços desportivos, como ginásios, por exemplo.

Se estes profissionais estiverem a acompanhar equipas ou atletas profissionais em torneios e eventos desportivos, ficam responsáveis por tratar da alimentação dos mesmos, garantindo que todos estão bem nutridos e, consequentemente, preparados para darem o melhor de si em qualquer competição.

Quais as suas funções

O nutricionista desportivo tem como principal função melhorar a performance dos atletas ou praticantes de desporto através de um aconselhamento nutricional, garantindo que conseguem todos os nutrientes e micronutrientes que precisam para terem o máximo rendimento através da alimentação.

A alimentação varia muito de acordo com os nossos objetivos específicos. Se queremos ganhar massa magra, podemos adotar uma estratégia de superavit calórico. Já se queremos perder massa gorda, devemos fazer défice calórico. Da mesma forma, dependendo do desporto que praticamos, a alimentação deve ser adaptada para o máximo rendimento durante os treinos.

Assim, os nutricionistas desportivos ajustam as estratégias alimentares para que os atletas atinjam os seus objetivos, garantindo sempre uma boa recuperação pós-treino e boa disposição.

São estes, também, que aconselham os atletas sobre suplementação que beneficie a sua saúde e desempenho físico, dependendo sempre das necessidades específicas de cada um e mediante uma avaliação cuidada.

Saídas no Mercado de Trabalho

O nutricionista desportivo pode trabalhar em equipas desportivas profissionais e amadoras, em ginásios e academias de ginástica, ou em clínicas especializadas em ciências desportivas. Pode também encontrar trabalho em hospitais, centros de fisioterapia, universidades ou em consultórios privados que ofereçam serviços especializados a atletas e praticantes de desporto.

Se seguires esta profissão, podes atuar também como profissional autónomo, prestando serviços a atletas, pessoas que querem melhorar o seu rendimento no desporto, ou até a equipas.

Como entrar na carreira de Nutricionista Desportivo?

Para seguires a profissão de nutricionista desportivo precisas, antes de mais nada, de concluir o curso superior de nutrição. Além disso, deves procurar uma especialização em nutrição desportiva, pois esta pode ser muito diferente da nutrição comum. Existe também a possibilidade de tirares o curso universitário em Ciências da Saúde, mas tens de fazer sempre uma especialização em nutrição desportiva.

Além da aquisição de conhecimentos durante a formação universitária, deves também tornar-te num exemplo a seguir, adotando uma postura profissional, responsável em termos de alimentação e estilo de vida saudável. Afinal de contas, se queres trabalhar com atletas, deves ser o primeiro a dar o exemplo de disciplina e determinação.

Onde estudar para Nutricionista Desportivo?

Como dissemos, para seguires a carreira de nutricionista desportivo tens de concluir o curso de nutrição e só depois podes fazer a especialização em nutrição desportiva. Para te ajudarmos nesta primeira fase, deixamos-te aqui alguns cursos para que inicies a tua pesquisa.

Portugal:

Brasil:

O nutricionista desportivo desempenha um papel essencial no desempenho de qualquer atleta, profissional ou amador. Se gostavas de seguir esta carreira, investe na tua formação, procura o máximo de conhecimentos na área e mantém-te atualizado ao longo da tua carreira. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas.

inderi adsense aqui

Ofertas de emprego Nutricionista Desportivo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top