A Paleontologia é uma ciência do ramo da Biologia que se dedica ao estudo da vida na Terra no passado, assim como à sua evolução ao longo tempo e os processos de formação de fósseis. Os profissionais que se especializam neste ramo da Biologia e Geologia chamam-se paleontólogos ou paleontologistas.
Os fósseis são o objeto de estudo desta ciência. Estes dizem respeito a restos de animais e plantas que viveram na terra e cuja presença ficou preservada nas rochas e é a partir do estudo destes que conseguimos perceber como foi a evolução da vida na Terra. Eles são, então, o registo do passado geológico no nosso planeta.
Apesar desta ciência estar muito associada ao estudo dos dinossauros (até porque é ela a grande responsável pela descoberta de factos dessa época), a verdade é que os paleontólogos estudam muito mais do que esses grandes seres já extintos do nosso planeta.
Se alguma vez sonhaste em viajar ao passado, então uma carreira em Paleontologia pode ser perfeita para ti!
Aqui, vamos mostrar-te o que faz um paleontólogo, quais as tarefas que tem no seu dia a dia, o tipo de habilidades e conhecimentos que precisas para ter sucesso nesta profissão, assim como informações sobre o mercado de trabalho.
O que é a Paleontologia?
A Paleontologia é o estudo da vida antiga, proporcionando uma visão da história do nosso planeta e de todos os seus habitantes, através da análise de fósseis (vestígios e restos de animais e plantas, assim como indícios das suas atividades, os quais ficam preservados nas rochas).
A partir do estudo do registo fóssil, somos capazes de tirar algumas ilações sobre o surgimento e a evolução da vida no planeta, por isso esta é uma ciência tão importante nos dias de hoje. É a partir da Paleontologia que conseguimos entender (e também explicar) a grande diversidade existente nos grupos biológicos que existem atualmente, mas também a sua distribuição geográfica.
Esta ciência pode dividir-se em várias áreas específicas, entre as quais:
- Paleobiologia – Estudo dos conceitos evolutivos e ecológicos
- Paleozoologia – Estudo dos fósseis de animais
- Paleobotânica – Estudo dos fósseis de plantas
- Paleoecologia – Estudo dos ecossistemas do passado
- Paleomastozoologia – Estudo dos fósseis dos mamíferos
- Paleopalinologia – Estudo de pólen e esporos
- Paleobiogeografia – Estudo da distribuição dos fósseis e seus grupos de organismos específicos
- Paleoneurologia – Estudo da evolução do cérebro
- Paleoicnologia – Estudo dos vestígios fósseis, como pegadas
O que faz um Paleontólogo?
O paleontólogo estuda os fósseis (impressões e restos de organismos que habitaram o planeta no passo) com o intuito de investigar como eram os organismos e os ecossistemas. Assim, este cientista tenta reconstruir e criar uma narrativa sobre como era a vida na Terra e como foi a sua evolução ao longo dos tempos.
Ele olha para plantas e animais fossilizados, ossos, conchas, pegadas, assim como outras evidências, para aprender de onde as espécies vieram, como mudaram ao longo do tempo e que efeito o ambiente teve sobre eles. Além disso, a partir da sua análise, ele tenta perceber como era o comportamento dos organismos e como se deu a sua extinção (no caso de ter havido uma).
Ao juntar este “puzzle” de há milhões de anos, os paleontólogos podem “pintar um quadro” de um mundo antigo, o qual nos ajuda a identificar as tendências evolutivas atuais. Daí o papel relevante que este profissional tem na sociedade atual, pois a partir do passado conseguimos prever muito do nosso futuro.
O estudo dos fósseis pode ser realmente desafiante e é um trabalho que nos traz muita realização pessoal, até porque ele nos permite explorar mundos que até então eram desconhecidos. Dependendo do que descobrimos, podemos mesmo mudar a nossa compreensão da natureza e da história da vida na Terra.
Quais as suas funções
Na Paleontologia, a principal função é perceber, através do estudo dos fósseis, como era a vida no planeta. Isto inclui conhecer espécies de animais e plantas já extintos, assim como perceber as mudanças que as espécies atuais sofreram ao longo do tempo.
O estudo fóssil pode dar-nos respostas claras sobre uma série de questões, não só ligadas à vida dos organismos existentes na Terra, mas também sobre os ecossistemas que existiram antes. Assim, a principal função do paleontólogo é perceber como foi a evolução da vida na Terra para que possamos perceber qual o caminho que foi feito, porque chegamos até aqui e o que poderá ser o nosso futuro.
No dia a dia de trabalho, o paleontólogo tem uma série de tarefas que deve cumprir, seguindo sempre critérios científicos bem definidos. Começa sempre por fazer a prospeção e a recolha dos fósseis dos estratos sedimentares (rochas). Como falamos de fósseis, é essencial que este cientista tenha muito cuidado ao fazer a recolha para não danificar nenhuma peça de estudo. Portanto, este profissional tem de ter muita técnica e paciência (até porque o mundo não se fez em dois dias).
Durante a recolha (trabalho de campo), é comum que os paleontólogos atuem ao lado de outros profissionais, como, por exemplo, geoquímicos, sedimentologistas, técnicos de laboratório e estratígrafos.
Assim que os fósseis estão devidamente coletados, são levados para o laboratório, onde são analisados e enquadrados no tempo e espaço. Geralmente, o trabalho de gabinete e de laboratório dura muitos meses. Por isso, se estás a pensar seguir esta carreira, deves estar ciente de que não vais passar a maior parte do tempo em escavações.
Depois de todas as análises feitas, este profissional tem de desenvolver um relatório ou artigo científico sobre as suas descobertas. Este documentol será publicado e divulgado para o público em geral, mas principalmente entre a comunidade científica (geralmente em revistas específicas da área da Paleontologia).
Saídas no Mercado de Trabalho
Em Portugal, poucas pessoas seguem uma carreira na área da Paleontologia (apesar do número de estudantes ter vindo a aumentar lentamente nos últimos anos). A verdade é que não existem assim tantas ofertas de trabalho no país que atraiam mais estudantes para esta área.
A maior parte dos paleontólogos é investigador e/ou professor universitário, pois não existem muitas ofertas para além do trabalho em instituições de ensino superior. No entanto, também podes encontrar trabalho em Museus de História Natural (nacionais e locais) e instituições de investigação científica.
Existe também a possibilidade de conseguires trabalho em parques naturais, áreas protegidas e áreas envolventes a monumentos naturais. No entanto, como referimos, as ofertas não são muitas.
Podes também procurar fazer uma carreira no estrangeiro, até porque as ofertas de trabalho são maiores. Uma das indústrias que mais contrata paleontólogos é a do petróleo. Geralmente, as empresas procuram muitos micropaleontólogos, os quais são responsáveis por datar as camadas rochosas que são perfuradas para obtenção do “ouro negro”.
Como entrar na carreira de Paleontólogo?
Se queres seguir a profissão de paleontólogo, então precisas de fazer, antes de mais nada, o curso em Biologia ou Geologia. Depois deves fazer uma especialização em Paleontologia. Em Portugal, o mestrado em Paleontologia só se encontra na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Évora. No entanto, também podes optar por fazer o mestrado em Geologia ou Ciências da Terra.
No Brasil, para te tornares paleontologista, tens de ter uma graduação em Biologia ou Geologia, assim como uma pós-graduação com monografia (tese ou dissertação) que envolva pesquisa na área da Paleontologia.
Para entrares no mercado de trabalho com uma maior preparação, aproveita oportunidades de pesquisa (através de bolsas de estudo na faculdade) ou trabalho voluntário em universidades e museus, por exemplo. Estas experiências vão enriquecer muito o teu currículo, vais ganhar bastante experiência e vais estar mais bem preparado para a vida laboral.
Onde estudar Paleontologia?
Como vimos, para seguires uma carreira em Paleontologia tens de fazer uma formação em Biologia ou Geologia e depois fazer uma especialização em Paleontologia ou Geologia (ou então Ciências da Terra).
Aqui deixamos-te alguns cursos que te podem interessar para seguires a profissão de paleontólogo e iniciares a tua pesquisa.
Portugal:
- Mestrado em Paleontologia – Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Évora
- Mestrado em Geologia – Universidade do Porto; Universidade de Lisboa
Brasil:
- Pós-graduação em Geologia – Universidade Federal da Bahia; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Pós-graduação em Geociências Aplicadas – Universidade de Brasília
Gostavas de seguir a profissão de paleontólogo? A Paleontologia é uma das ciências que mais te atrai? Então investe fortemente na tua formação. Lembra-te que todo o teu esforço vai ser recompensado com uma experiência profissional única. Sucesso!