Top 10 das profissões mais bem pagas em Portugal em 2023

Medicina Materno-Fetal

O dinheiro não é tudo na vida, mas também é um fator importante. Assim, descobre aqui quais são as 10 profissões mais bem pagas em Portugal em 2023 – quem sabe se não terás talento para alguma em particular.

Em tempos de forte evolução tecnológica, não admira que os setores da Engenharia e da Indústria estejam no top das profissões mais bem pagas.

Estamos a falar de áreas onde são necessários cada vez mais profissionais qualificados, com competências muito específicas e precisas. Isso ajuda a explicar os salários que podem atingir valores bem interessantes.

Estas são as 10 profissões mais bem pagas em Portugal

Mas vamos, então, ver quais são as 10 profissões com os melhores salários em Portugal, nesta altura, de acordo com um levantamento elaborado pelo ManpowerGroup para o jornal online Eco.

Infográfico com as profissões mais bem pagas em Portugal em 2023

1. Diretor-geral nas áreas da Engenharia e da Indústria

Um Diretor-geral de Engenharia e Indústria ganha, em média, um salário anual bruto de entre 110 e 120 mil euros. Isto significa que pode receber entre 7.857 e 8.571 euros por mês, o que transforma estes profissionais nos mais bem pagos do país, segundo o top do ManpowerGroup.

Valores que se explicam, em parte, pela muita experiência que é necessária na atividade envolvida. Além disso, exigem-se conhecimentos apurados e uma atualização permanente.

Mas os salários são também valorizados pela presença de grandes multinacionais no nosso país.

2. Engenheiro Naval e Marítimo

Um Engenheiro Naval e Marítimo pode ganhar entre 100 e 120 mil euros anuais brutos – algo entre 7.142 e 8.571 euros por mês.

Trata-se de um trabalho muito técnico, mas também de gestão que exige grande conhecimento em áreas como a arquitetura naval e a construção naval, bem como soft skills muito particulares. A capacidade de resolver problemas é uma das principais.

Há várias dificuldades inerentes ao trabalho que pode passar por ficar, por longos períodos, em plataformas marítimas ou em embarcações, longe de casa, enfrentando desafios complexos.

As dificuldades em atrair talentos para o setor estão entre as causas dos elevados salários.

Por outro lado, o potencial económico e político do mar, até face à atual conjuntura económica e geopolítica, fortalece a atividade.

Além disso, o desenvolvimento de energias renováveis marinhas também está a tornar estes profissionais ainda mais requisitados.

3. Diretor de Compras

O salário bruto anual de um Diretor de Compras ronda os 100 mil euros, ou seja, pode chegar aos 7.857 euros por mês.

Este cargo passa por planear, dirigir e controlar as compras da organização, o que inclui maquinaria, equipamentos e materiais. Mas também contrata fornecedores, o que exige estratégias de negociação para conseguir os melhores preços e formas de pagamento.

Mas o seu trabalho também passa por reduzir despesas e melhorar a eficiência da empresa, algo muito importante e que ajuda a justificar o salário elevado.

Entre as competências necessárias para a profissão destacam-se a capacidade de resolução de problemas, de negociação e de comunicação, bem como a resiliência.

4. Chief Information Officer / Chief Technology Officer

O Chief Information Officer (CIO) e o Chief Technology Officer (CTO) podem ganhar entre 95 mil e 120 mil euros brutos anuais – ou seja, entre 6.785 e 8.571 euros por mês, o que os coloca entre os mais bem pagos em Portugal.

A crescente digitalização das empresas e a aposta em modelos de trabalho mais remotos obriga a um maior investimento nos sistemas informáticos. Assim, estes profissionais são fundamentais para as operações de uma empresa ou organização.

Trata-se de uma área onde se exige um elevado nível de especialização. Além disso, continua a haver alguma falta de profissionais no mercado. Portanto, são dois fatores que ajudam a aumentar os salários.

O CIO e o CTO têm tarefas semelhantes que podem variar de empresa para empresa, mas ambos precisam de ter competências como a capacidade de estratégia e de liderança e gestão, bem com o trabalho em equipa.

5. Diretor de Centro de Serviços Partilhados

No cargo de Diretor de Centro de Serviços Partilhados os salários começam nos 90 mil e podem chegar aos 110 mil euros brutos anuais. Estamos perante um salário mensal de entre 6.428 e 7.857 euros.

Estes profissionais atuam ao nível do suporte aos serviços de uma empresa. Portanto, devem ser muito disciplinados e focados no lado operacional, pois são essenciais para o devido funcionamento das organizações.

O seu trabalho passa muito por garantir que o cliente consegue o que precisa da forma mais eficiente possível.

Nos últimos tempos, aumentou a procura por estes profissionais, o que tem ajudado a aumentar os salários.

6. Diretor de Recursos Humanos

Um Diretor de Recursos Humanos (RH) pode ganhar entre 90 mil e 110 mil euros brutos por ano, isto é, de 6.428 a 7.857 euros por mês.

As empresas precisam de ser cada vez mais criativas a contratar até devido à escassez de mão-de-obra em várias áreas. Deste modo, os RH têm-se tornado mais relevantes.

O cargo passa por definir uma estratégia de talento, para a sua captação e retenção, gerindo a performance dos trabalhadores e a sua motivação. Estes fatores podem fazer a diferença na hora de ultrapassar a concorrência.

A capacidade de adaptação, de inovação e de colaboração, bem como o trabalho em equipa e a resiliência, são as skills fundamentais destes profissionais.

reunião

Descobre tudo sobre o que faz um Diretor de Recursos Humanos

7. Diretor Industrial

O salário bruto anual de um Diretor Industrial está entre os 80 mil e os 90 mil euros brutos anuais. Portanto, é um salário mensal de entre 5.714 e 6.428 euros.

Nesta profissão, trata-se de gerir a produção e de controlar todas as operações. O profissional precisa de zelar pela garantia da qualidade das operações, na manutenção industrial, bem como na gestão das pessoas.

É um cargo que requer conhecimentos técnicos, mas também qualidades humanas. Exige ainda capacidade de liderança e pensamento estratégico, além de muita disciplina e organização.

Por outro lado, o profissional precisa de ter uma formação cuidada e exigente no âmbito da Engenharia.

8. Diretor de Obra

Um Diretor de Obra ganha, em média, um salário bruto anual entre os 70 mil e os 75 mil euros – à roda de 5 mil euros por mês.

Este profissional é responsável por todo o projeto de construção civil. Cabe-lhe, portanto, o dever de garantir a sua execução da forma ideal, bem como dentro das normas legais. Mas também precisa de resolver eventuais problemas.

Além de grande responsabilidade devido às exigências do trabalho, precisa de ter formação em engenharia civil e muita experiência no terreno.

homem nas obras

Vê como ser Diretor de Obra

9. Chefe de Cibersegurança

O salário de um Chefe de Cibersegurança pode variar entre os 60 mil e os 80 mil euros brutos anuais – algo entre os 4.285 e os 5.714 euros mensais.

Estamos no campo da tão famosa cyber security, ou cibersegurança, que tanta importância tem assumido nos últimos tempos. Isto deve-se ao aumento dos ciberataques.

Com maiores riscos em jogo, há um investimento maior das empresas na área da segurança da informação.

Assim, tem existido grande procura por profissionais que ajudem a prevenir potenciais ameaças, ou a resolvê-las. E há mais procura do que oferta de profissionais, o que ajuda a valorizar os salários.

10. Gestor de e-Commerce

Um Gestor de e-Commerce ganha entre 60 mil e 65 mil euros brutos por ano – à roda de 4.285 e 4.642 euros por mês.

O crescimento do comércio eletrónico tornou estes profissionais cada vez mais necessários, o que ajuda a justificar estes valores.

O foco deste cargo é a experiência do consumidor, com o objetivo de facilitar e tornar mais ágil o processo de compra. Mas este Gestor também se dedica ao desenvolvimento e estratégia de negócio para aumentar as vendas e a rentabilidade.

É preciso ter grande capacidade de análise para vingar nesta profissão, incluindo conhecimentos específicos na área do data analytics e do SEO.

computador

Sabe tudo da profissão de Especialista em e-Commerce

Tens interesse por alguma destas profissões mais bem pagas?

Como se pode perceber, este ranking de profissões mais bem pagas em Portugal, reflete a lei da oferta e da procura. E, como é evidente, quando a oferta de profissionais no mercado de trabalho é menor, os salários tendem a subir.

Se alguma destas profissões te interessa, procura reunir o máximo de informação possível sobre cada uma delas. Pesquisa o que é preciso para entrar na área e faz Testes Vocacionais para saberes se será mesmo a profissão certa para ti. Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top