As chamadas soft skills, ou seja, as competências interpessoais, são cada vez mais valorizadas pelas empresas. Mas sabes qual é a competência interpessoal com maior potencial de contratação? Descobre aqui…
As capacidades de pensamento inovador são altamente valorizadas profissionalmente, conforme avança a Adecco Portugal que integra o grupo com o mesmo nome que é líder mundial em Recursos Humanos.
“Os empregadores procuram pessoas criativas com potencial para fornecer soluções” e para “trazer mais-valias para as organizações”, segundo salienta a Adecco em comunicado.
Mas será que qualquer pessoa pode melhorar as suas capacidades de pensamento inovador e tornar-se um recurso mais atrativo no mercado de trabalho? A Adecco Portugal apurou que é possível. Mas, para isso, avança os traços gerais dos profissionais com estas características, bem como cinco formas de investir no potencial inovador de cada profissional.
O que são soft skills?
As soft skills são as competências interpessoais, ou seja, aquelas que remetem para a personalidade e para atitudes comportamentais. Portanto, envolvem aptidões para lá do universo académico e profissional, embora possam ser mais-valias no trabalho.
Estamos a falar de capacidades mentais, emocionais e sociais, como, por exemplo, a comunicação, a empatia, a criatividade e a liderança.
Em sentido oposto, as hard skills são as competências técnicas que se aprendem a fazer formação. Portanto, habilitam alguém a exercer uma certa profissão.
Pensamento inovador é a soft skill preferida
“O pensamento inovador é uma competência altamente valorizada no ambiente de trabalho”, como nota a Adecco. Mas o que é, afinal, o pensamento inovador?
É o pensamento criativo que é utilizado para gerar ideias e soluções. Assim, envolve encontrar novos métodos para resolver problemas, ou procedimentos.
Deste modo, a inovação produz resultados que mudam ou desafiam o status quo. Em termos profissionais, isto significa procurar formas de pensar diferentes para produzir melhores práticas empresariais, implicando, portanto, mais-valias para funcionários e clientes.
“Estas competências de pensamento inovador são tão valorizadas no mercado de trabalho que devem ser incluídas num currículo ou carta de apresentação e discutidas durante uma entrevista de emprego”, aconselha ainda a Adecco.
Aproveita para ler Como fazer preparação para entrevista de emprego (10 dicas essenciais!)
A líder de Recursos Humanos recomenda a sublinhar “competências como a criatividade, ou a resolução de problemas, que serão bem acolhidas pelos empregadores”.
5 dicas para melhorar a capacidade de inovação
Há pessoas que têm, naturalmente, uma apetência para o pensamento inovador. Mas qualquer pessoa pode explorar e melhorar essa soft skill.
Assim, para desenvolveres a tua capacidade de inovação, espreita estas cinco dicas…
Incentivar a criatividade
Procura oportunidades para ser criativo no trabalho e na tua vida pessoal. Quando confrontado com um desafio, faz uma lista de soluções. Usa a tua imaginação para gerar ideias que comecem com “E se”?
Lê os conselhos de outros pensadores criativos da tua área de atividade e de outras disciplinas de interesse.
Aprender com o fracasso
Muitos inovadores acreditam que o fracasso é o melhor instrumento de ensino. Repara que dar a ti próprio espaço para falhar e avaliar os erros pode aumentar a tua capacidade de pensar de forma criativa.
Mas pensa também nas tentativas falhadas como uma forma de testar uma ideia e avançar para a solução seguinte.
Considerar todas as ideias
Os pensadores inovadores deixam as suas ideias fluir sem limites. Assim, deves criar uma mentalidade onde cada conceito tenha potencial durante o processo de pensamento inicial.
O contributo de outros pode também ser uma parte importante da formação de ideias.
Expandir a base de conhecimentos
Os inovadores reconhecem que as ideias podem vir de qualquer fonte. Portanto, esta dica passa por aumentar os conhecimentos através do desenvolvimento profissional e pessoal. Mas também por encontrar oportunidades para aprender e melhorar as competências pessoais.
Reconhecer a inovação
Trata-se, no fundo, de celebrar o pensamento inovador nos outros. E ainda de explorar métodos de resolução criativa de problemas. Mas também de descobrir como geram ideias para ajudar a inspirar a própria criatividade.
Como praticar as competências de inovação
Os profissionais que inovam são valorizados pelas iniciativas que melhoram a eficiência e trazem novas ofertas aos clientes e colegas.
Vê como demonstrar isso na prática e segue estas sugestões:
- Ser o primeiro a fornecer uma solução – se notares um problema que precisa de ser resolvido, ou um processo que pode ser melhorado, comunica-o. Partilha ideias sobre como melhorar a situação com o teu gestor de equipa.
- Anotar novas ideias – manter uma lista de ideias ou um diário. Quando ideias importantes precisarem de ser recordadas, ou partilhadas, podes consultar estas notas.
- Agir de acordo com as tuas próprias ideias – cria soluções dentro da tua posição para melhor impactar a empresa. A gestão é suscetível de se aperceber quando são demonstradas competências inovadoras.
- Partilhar ideias inovadoras com a direção – sempre que houver uma reunião formal com o gestor de equipa, podes pedir a oportunidade de partilhar ideias inovadoras.
- Aprender e incorporar novas competências – a aprendizagem contribui para o pensamento inovador. Quando o conhecimento é posto em prática, experimentando novas competências, mostra que estamos a inovar os nossos próprios processos de trabalho.
- Solicitar feedback sobre novas ideias – os pensadores inovadores raramente trabalham sozinhos, pois precisam de ajuda para implementar novas ideias com competências que podem não possuir. Pensa em ideias inovadoras com colegas de trabalho e faz um plano para atingir um objetivo comum.
Em conclusão…
Agora que já sabes o que são soft skills, e que percebeste que o pensamento inovador é a competência interpessoal mais valorizada pelos empregadores, só tens de aperfeiçoar estas qualidades em ti. Segue as dicas que aqui deixamos e avança com confiança!
Elaborado com base em comunicado da Adecco Portugal.