A situação de desemprego é, com toda a certeza, angustiante. Ficar desempregado pode levar-nos a uma sensação de angústia muito grande, pois com esta situação vem associada uma incerteza e insegurança em relação ao futuro. Mas não precisa ser assim!
Se, por um lado, o desemprego pode ser um fator de stress e insegurança, por outro lado pode ser uma oportunidade para mudarmos o curso da nossa vida.
É certo que, quer tenhas uma boa poupança, ou não, o desemprego é sempre um momento de crise. E, como em qualquer momento de crise, existe sempre o fator oportunidade – uma oportunidade de fazeres um balanço da tua vida e da tua carreira, assim como de fazeres algumas mudanças que te podem trazer benefícios a longo prazo.
Muitas vezes, passamos uma vida inteira a trabalhar com algo que não gostamos, até porque a vida nos levou a tomar decisões muito cedo e as responsabilidades não nos permitiram mudar de rumo.
Nesse sentido, uma situação de desemprego pode ser uma oportunidade para lutarmos pelos nossos sonhos, investindo numa carreira que realmente gostamos.
Se estás desempregado neste momento, está na hora de veres as oportunidades que tens pela frente e não deves focar no lado negativo. Aqui vamos ensinar-te a transformar o desemprego em algo positivo na tua vida.
Transforma a situação de desemprego numa oportunidade para perseguires os teus sonhos
Ser despedido de um emprego de uma hora para a outra pode parecer um fracasso pessoal, mas não tem de ser o fim do mundo. Em vez de olhares para esta situação como algo negativo, pensa que pode ser uma oportunidade para perseguires os sonhos que sempre tiveste, mas que não tiveste oportunidade de seguir.
Por exemplo, talvez haja um curso que tenhas gostado de fazer quando eras mais novo, mas a vida não se proporcionou para que o conseguisses fazer. Ou talvez gostasses de ter montado o teu próprio negócio, mas sempre tiveste medo de arriscar.
Não são poucas as pessoas que deixam para trás projetos de vida por medo, falta de tempo ou falta de oportunidade. Se esse é o teu caso, não te sintas um fracassado, porque é bem mais comum do que possas pensar.
O desemprego neste momento pode ser um aliado, e não um inimigo, pois vai dar-te tempo e oportunidade para conseguires recuperar o tempo “perdido”. É hora de investires tempo em ti mesmo, quer seja a fazer uma nova formação, frequentar aquele curso superior que sempre desejaste, ou implementar um projeto profissional que deixaste na gaveta trancado a sete chaves.
Aproveita o desemprego para seguir uma carreira que gostes
Todos sabemos que encontrar um emprego pode ser um processo intenso e demorado, mas podes usar este momento atual de desemprego para tornar este processo positivo para ti!
Podes aproveitar o tempo livre extra que tens em mãos para procurar uma carreira pela qual sejas verdadeiramente apaixonado. Talvez já saibas qual é essa carreira e não a seguiste antes porque a vida te levou para outro caminho.
Também é possível que ainda nem sequer conheças o teu verdadeiro talento ou vocação e a profissão dos teus sonhos ainda seja, para ti, uma completa desconhecida.
Assim, tens esta oportunidade agora para explorar algo novo, experimentar coisas que sempre quiseste fazer e desenvolver habilidades que são importantes para ti, mas que não tiveste tempo para te dedicar antes.
Esta é a altura perfeita para pesquisares diferentes percursos de carreira, descobrindo aquela carreira que faz com que acordes de manhã com vontade de trabalhar e fazer coisas novas.
Descobre aqui quais as profissões que se adequam mais ao teu perfil e gostos pessoais.
Faz trabalho voluntário ou estágios para ganhares experiência
Realizar trabalho voluntário ou fazer um estágio pode ser uma excelente forma de ganhares experiência, conheceres novas pessoas e, quem sabe, até conseguires bons contactos profissionais.
Ser voluntário ou estagiário é também uma forma de desenvolveres as tuas capacidades e habilidades, como uma melhor comunicação, por exemplo. Além disso, estes trabalhos fazem com que expandas as tuas perspetivas e são ótimas para tornar o teu currículo mais rico.
Lembra-te que a aprendizagem é um processo contínuo e nunca perdes nada por adquirires conhecimento. A verdade é que o conhecimento nunca é demais e, por muito que a vida te tire, o que aprendeste ficará sempre contigo. Portanto, não deixes de investir sempre em formação.
Pensa em abrir o teu próprio negócio
Começar o próprio negócio é o sonho de muitos, mas poucos levam esse sonho avante. Muitas vezes deixamos essa experiência de lado por medo. Se é verdade que montar um negócio é sempre arriscado, pois envolve um investimento inicial (de dinheiro e tempo), também é verdade que é uma hipótese de teres o teu valor reconhecido e de fazeres o que realmente gostas, para ti.
Além disso, com a Internet, a criação e desenvolvimento de um negócio é cada vez mais fácil. Podes começar com um negócio 100% online, ou então investir em publicidade feita na internet, garantindo que alcanças um público maior e, consequentemente, tens um maior retorno financeiro.
Se tens um projeto de negócio teu em mente, mas nunca tiveste tempo, disponibilidade, ou coragem para o colocar em prática, então esta é a hora de olhares para ele com carinho.
Tira algum tempo para relaxar e recarregar energias
O teu bem-estar é essencial para esta nova fase. A vida laboral é muito desgastante e causa bastante stress. A somar ao facto de teres perdido o emprego, é natural que te sintas ainda mais esgotado emocionalmente.
Por isso, antes de mais nada, tira uns dias para relaxar e recarregar energias. Independentemente do que resolvas para o teu futuro (se vais mudar de carreira, procurar um emprego para o mesmo cargo, ou até abrir o teu próprio negócio), é fundamental teres a tua mente saudável para lidar com o que vem pela frente.
Se tiveres essa oportunidade, faz uma viagem (aquela que estavas a adiar há anos por falta de tempo). Não há nada como umas férias longe de tudo para recarregarmos energia.
Sê positivo e otimista em relação ao futuro
Nunca sabes o que a vida te reserva, mas se te mantiveres positivo e otimista, as coisas acabarão por se resolver. Ter uma atitude positiva ajuda-nos a ver sempre o lado bom de uma situação complicada e a olhar para o futuro com esperança. Quando temos esta atitude, conseguimos ter sempre os nossos objetivos e sonhos em vista, ao mesmo tempo que conseguimos ser práticos e realistas.
Mantermo-nos positivos não é garantia de que tudo vai correr bem, mas dá-nos a força e a confiança que precisamos para continuarmos a tentar, por muito difíceis que as coisas sejam.
Mesmo naqueles dias mais difíceis, mantermo-nos emocionalmente fortes traz melhores resultados do que se olharmos para as adversidades com desesperança. Por isso, não te esqueças: não importa o que a vida te traga, mantém-te forte e otimista em relação ao futuro, pois tudo acabará por se resolver da melhor forma.
Se perdeste o teu emprego, não é hora de desistir ou lamentar. Lembra-te que pode ter sido a melhor coisa que te aconteceu. Sem dúvida, esta pode ser uma oportunidade única para seguires e conquistares os teus sonhos. Mantém o foco, pensamento positivo e verás que, com trabalho e dedicação, tudo é possível.