Trabalhador da Triagem de Resíduos

Trabalhador da Triagem de Resíduos

O trabalhador da triagem de resíduos, ou operador da triagem de resíduos, é a pessoa que recolhe os resíduos para reciclar, separa elementos, e coloca os materiais em compartimentos para armazenar e transportar.

A reciclagem é hoje, mais do que nunca, um tema que está em alta. A preocupação com o meio ambiente e a poluição é maior, e a reciclagem do lixo é um dos focos de atenção dos governos, mas também das pessoas.

Para que se possa reduzir a quantidade de resíduos, a única solução é reutilizar e reciclar o máximo de materiais possível. E é aí que entram os trabalhadores da triagem de resíduos. São eles que tratam e recolhem os resíduos que são alvos de reciclagem.

Nos dias de hoje, esta é uma das profissões que se destacam, até porque se faz cada vez mais a separação dos lixos em casa, estabelecimentos comerciais, fábricas, entre tantos outros espaços.

Se estás interessado nesta profissão, continua a ler este artigo porque vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre o dia a dia, as funções que terás pela frente, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas de ter para entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Trabalhador da Triagem de Resíduos?

O trabalhador da triagem de resíduos é a pessoa que faz a recolha, separação e triagem de resíduos que podem ser reciclados e reutilizados. Ele escolhe o cartão, vidro, plástico e alumínio para reciclar, e faz a sua separação, para depois tratarem de acordo com as normas. Ele só trabalha com lixo para reciclar, ao contrário do Cantoneiro de Limpeza, que trabalha com lixo indiscriminado.

Além disso, ele prepara os materiais e os produtos para depois transportar e armazenar. Faz parte das suas tarefas, também, identificar partes de equipamentos, máquinas, ou outros, que possam ser alvos de reciclagem e reutilização.

O seu objetivo é reduzir a quantidade de resíduos sólidos que vão para aterros, sem qualquer reutilização.

Como sabemos, todo o mundo enfrenta um sério problema com o lixo. Os oceanos são verdadeiros aterros, e muitas partes do globo são gigantes caixotes do lixo a céu aberto. A poluição é um problema real e temos de combatê-la.

Nesse sentido, a União Europeia definiu metas nacionais e comunitárias para que os países passassem a reciclar a maior parte dos materiais e produtos. O trabalhador da triagem de resíduos tem um papel fundamental neste processo, pois é o responsável por fazer a recolha, a separação e a triagem desses materiais.

Quais as suas funções

A principal função do trabalhador da triagem de resíduos é recolher os resíduos que podem ser reciclados dos locais de armazenagem ou transferência, locais públicos, estabelecimentos industriais e comerciais.

No entanto, ele também desempenha outras funções, como, por exemplo:

  • Escolher e separar cartão, vidro, papel, plástico e alumínio
  • Colocar nos compartimentos ou recipientes corretos os materiais e produtos que podem ser reciclados
  • Preparar os materiais e produtos para armazenar e transportar
  • Identificar partes de equipamentos, mobiliário, máquinas, entre outros, que possam ser reutilizados e reciclados

É o operador da triagem de resíduos que faz a recolha dos materiais que serão reciclados, mas também faz a sua triagem e manutenção.

Para o desempenho destas funções é preciso seguir as normas de higiene e segurança no trabalho para este setor de atividade.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como sabemos, reciclar está a tornar-se comum. A verdade é que os governos, em especial os municípios, dedicam muita atenção a este processo, até porque existem metas nacionais a cumprir.

Apesar de ser uma área que precisa de cada vez mais profissionais, ainda dão preferência aos homens para o cargo de trabalhador da triagem de resíduos. Embora seja um trabalho pesado, nos dias de hoje já não se compreende o facto de se fecharem portas a mulheres que queiram realizar trabalhos que se consideram mais “pesados”.

Embora não passe de um preconceito, esta é uma realidade que enfrentamos. Então, se és mulher, esta pode ser uma profissão que será difícil para encontrar trabalho.

Como entrar na carreira de Trabalhador da Triagem de Resíduos?

Não é preciso ter nenhuma formação para entrar na carreira de trabalhador da triagem de resíduos. A maioria das empresas não exige sequer a escolaridade mínima obrigatória. A única exigência é que o trabalhador saiba ler e escrever. No entanto, o 12º ano completo é uma mais-valia para aqueles que queiram crescer profissionalmente.

Saber conduzir empilhadores é um diferencial para entrar nesta carreira. O ideal é que tenhas um certificado de empilhador. Para isso, tens de fazer um curso de condução de empilhadores. Tens várias escolas que oferecem este curso.

No final do curso, passas por um processo de avaliação e, caso sejas aprovado, ficas com um Certificado de Formação Profissional. Procura por escolas que te deem o certificado através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO).

Onde estudar Condução de Empilhadores?

Portugal:

Brasil:

Se a profissão de trabalhador da triagem de resíduos te interessou, então não deixes de procurar já a tua vaga de trabalho. Se tiveres essa oportunidade, conclui o curso de condução de empilhador, porque vai valer muito a pena! Sucesso!

inderi adsense aqui

Ofertas de emprego Trabalhador da Triagem de Resíduos

3 comentários em “Trabalhador da Triagem de Resíduos”

  1. Avatar

    eu sou operador de resíduos no centro de triagem da lipor sou triador há 12 anos sou o operário que melhor conheço os materiais que são para reciclar eu gosto muito do meu trabalho e faço gosto de cada vez aprender mais sobre reciclagem.

    1. Avatar

      Eu e o falecido pai cultivava-mos um terreno com 40m por 20m o meu pai era funcionário público quando precisava de resíduos sólidos falava com os colegas do lixo e eles traziam um camião e despejavam no nosso terreno depois nós separava-mos o plástico, os mistos o vidro as latas de ferro e alumínio depois claro queimava-mos. Assim nasceu o meu enteresse pela reciclagem. Eu fui para a Lipor pelo fundo de desemprego depois falei com as pessoas certas e fui contra tádo por empresas privadas até hoje desde 2011a 2023.

  2. Avatar

    O que mais gosto é de separar os materiais que são para reciclar. O que eu menos gosto é ouvir falar mal da empresa acho mal porque o meu patrão paga a tempo e horas. Eu dantes estava a trabalhar na plataforma depois o encarregado mandou-me para as linhas de triagem para separar os re síduos .Eu sempre tive gosto de aprender a reciclar e separar gosto m uito do meu trabalho dou o meu melhor nesta ária dos resíduos. Eu acho que devia-mos ter melhores salários nós tratamos resíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top